Começam nesta quarta-feira (1) as inscrições para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que vai selecionar integrantes dos povos Gavião e Tembé para o primeiro curso de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na área. A graduação oferta 100 vagas, sendo 50 para cada grupo, e será desenvolvida em regime presencial e modular.
A homologação das inscrições será realizada pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa até o dia 2 de março e divulgada no site da Universidade (www.uepa.br), na Reitoria e nas escolas das aldeias Tembé e Gavião. Também a partir dessa data, o candidato deverá acessar os sites www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa e imprimir seu cartão de confirmação de inscrição. O candidato que não tiver sua inscrição homologada deve entrar em contato com a DAA até 15 de março, pelo endereço eletrônico correto@uepa.br ou diretamente no Núcleo de Formação Indígena da Uepa (Rua do Una, 156, bairro do Telégrafo – Belém), de 8h as 14h.
O Curso abordará os conhecimentos tratados na área de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Arte. Todos estarão articulados aos saberes indígenas, na perspectiva de formar professores nessas três áreas, para atuar na Educação Escolar Indígena.
A coordenadora do Curso, Joelma Alencar, explica que desde a Constituição de 1988 foi reconhecido aos povos indígenas uma educação escolarizada que respeite a afirmação e reafirmação da cultura em todos os níveis de ensino, além da presença do professor indígena na escola. “De certa forma, isso impulsionou a oferta da Licenciatura Intercultural indígena nas universidades brasileiras. Todo esse processo foi uma conquista do movimento indígena que se iniciou na década de 70. Desde 2007, com a implantação do primeiro Curso pela Universidade Federal do Mato Grosso a demanda é crescente. Em particular, o Pará era o único Estado da Região Norte que não oferecia o curso. Os futuros professores indígenas poderão atuar em uma das três áreas de formação, possibilitando suprir a grande necessidade do Estado desses profissionais nas escolas indígenas”, conta Joelma.
Provas - O processo seletivo específico será dividido em três etapas. Na primeira, será feita a análise dos documentos. A Prova Escrita, onde o candidato deverá desenvolver uma redação em Língua Portuguesa, compreende a segunda etapa. Já na terceira fase será realizada uma entrevista. Cada fase vale dez pontos, totalizando 30 ao final do processo seletivo. Será eliminado para a realização da segunda etapa o candidato cujos documentos apresentados forem comprovadamente falsos. Quem obtiver nota menor que cinco pontos na segunda etapa também será eliminado para a última fase.
Nos dias de prova, o acesso aos locais de realização dos exames será das 8h às 9h, impreterivelmente. As provas terão início pontualmente às 9h e, de acordo com o edital, não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das mesmas após este horário. O candidato deverá portar o documento de identidade original, comprovante de confirmação de inscrição, e Caneta esferográfica com tinta azul ou preta.
Atendimento especial - O candidato portador de necessidades especiais, que precisar de tratamento diferenciado nos dias de prova, poderá solicitá-lo por meio de requerimento encaminhado a DAA, de 8h as 14h, com até no máximo 30 dias de antecedência da data de início das provas. Deverão ser especificadas as condições e recursos que os atendam, acompanhado de atestado médico, o qual justifique o tratamento diferenciado e assegure as condições de realizar a prova.
Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas no prazo de até 24 horas antes do horário previsto para o início das provas.
Confira aqui o calendário:
Inscrições:
Gavião: 1, 2, 3 de fevereiro, no Campus de Marabá
Tembé: 7, 8,9 de fevereiro, no Campus de São Miguel do Guamá
Horário: de 8 às 18h
Homologação das Inscrições: Até 02 de março de 2012
Provas:
Tembé:
1ª Etapa: Análise Documental l até 7 de março
2ª Etapa: Prova Escrita l 17 de março l Escolas das Aldeias Tembé (a definir com as lideranças)
3ª Etapa: Entrevista l 3 a 5 e maio l Campus de São Miguel do Guamá
Gavião:
1ª Etapa: Análise Documental l até 7 de março
2ª Etapa: Prova Escrita l 24 de março l Aldeia Kyikatêjê
3ª Etapa: Entrevista l 10 a 12 e maio l Aldeia Kyikatêjê
Resultado final: Até 31 de maio de 2012
Mais informações: (91) 3299-2216
Nenhum comentário:
Postar um comentário