Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Trabalho de reflorestamento da Danoninho para Plantar!

No último dia 26 de janeiro, quinta feira, fui convidado para conhecer o trabalho de reflorestamento que a Danone está fazendo em parceria com o Instituto Ipê. Eu e mais três blogueiros, a Roseli do Observatório Eco, o Gabriel do Diário do Verde e a Thanuci do Rastro de Carbono, estivemos em Nazaré Paulista para visitar a área onde o projeto está sendo executado. As mudas estão sendo plantadas pelo Instituto Ipê, que há 20 anos atua no ramo de pesquisas ecológicas.

O projeto Danoninho para Plantar foi lançado em 2010 e já atinge a marca de 200 mil m² de área reflorestada. Ao comprar um Danoninho, o consumidor encontrará um código que lhe permite criar sua área de preservação na Floresta do Dino, personagem que, para as crianças, é sinônimo de cuidado com a natureza. Após inserido o código e criada a floresta, a Danone se compromete a financiar o plantio das árvores.

O projeto é bem interessante por conta do local escolhido pelo Instituto Ipê para fazer o reflorestamento. A área faz parte da APP (Área de Preservação Permanente) da represa do Atibainha, a qual faz parte do complexo de abastecimento Cantareira, responsável pelo abastecimento hídrico de quase toda a capital paulista. A área é de responsabilidade da Sabesp, mas o descaso da instituição fez com que diversos pecuaristas ocupassem o local de forma irregular, degradando aquilo que deveria ser um local de preservação.

O trabalho do Instituto Ipê não é nada fácil. Eles devem articular a conversa com a Sabesp para poder executar o trabalho nas áreas da empresa. Além disso precisam ter muito diálogo com os moradores da região para que possam convencê-los a devolver a área ocupada e venham a entender o valor da preservação da floresta na região. E todo esse trabalho exige dinheiro, empecilho este que a Danone está disposta a arcar.

A beleza do local é incrível, mas nem se compara ao valor do serviço ambiental que presta ao nosso país. A floresta da região é imprescindível para a manutenção do ciclo hídrico, e o bom funcionamento desse sistema é o que faz com que a cidade de São Paulo seja suprida diariamente com água potável. Se este local não for preservado a capital paulista irá sofrer seriamente com falta de água.

Pense bem sobre o valor desse serviço ambiental. Parabéns aos envolvidos pela seriedade nesse trabalho de preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário