Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tensão EUA-Irã provoca aumento do petróleo

Os preços do petróleo subiram devido à tensão entre Estados Unidos e Irã no Estreito de Ormuz, mas a elevação também se deve a novos dados encorajadores da economia mundial

O salto nos preços foi impulsionado pela publicação de dados econômicos positivos dos EUA, China, Índia e alguns países da zona do euro – eles sugerem que 2012 pode ver uma recuperação econômica melhor que a esperada.

Mas a alta também foi alimentada por relatos de que as relações entre Irã e Estados Unidos deterioraram ainda mais, depois de o chefe das forças armadas do Irã ter advertido que um porta-aviões dos EUA não deveria retornar ao Golfo Pérsico.

O alerta foi feito depois de um exercício naval iraniano de dez dias perto do estratégico Estreito de Ormuz, que incluiu um controvertido teste de um míssil aparentemente projetado para demonstrar a capacidade do Irã de fechar a crítica passagem de petroleiros – caso EUA e Europa continuem com novas sanções contra o país.

Os Estados Unidos responderam dizendo que continuariam a posicionar navios no golfo, aumentando as tensões. O estreito tem enorme significado – por ele passam um sexto das exportacões de petróleo mundiais.

O aumento fortalece a preocupação de que o preço do petróleo irá ficar acima dos U$ 100 durante grande parte do ano. Analistas também alertaram sobre a volatilidade de preços se continuar o clima de instabilidade no Oriente Médio.

Os preços do petróleo irão aumentar a pressão para que empresas melhorem sua eficiência energética e invistam mais em energia renovável, afirma o Business Green.

Nenhum comentário:

Postar um comentário