Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TED Eric Giler: Eletricidade sem fios


Eric Giler quer desembaraçar nossas vidas repletas de fios com a ajuda de um novo modelo de transmissão de eletricidade. Neste vídeo do TED, ele aborda o que esta tecnologia de ficção científica oferece e demonstra a inovadora versão do MIT, a WiTricity - uma invenção que poderá recarregar seu celular, automóvel e até seu marca-passo.

ted-eric-giler.jpgSegundo o palestrante, além de chatos, fios, cabos e baterias são caros, pouco eficientes e nocivos ao meio ambiente. Por isso, há alguns anos cientistas começaram a pesquisar formas mais inteligentes de transferir a energia das redes de eletricidade para os eletroeletrônicos.

Um deles foi o Dr. Soljacic que, incomodado com o alerta sonoro do celular da esposa avisando que a bateria precisava ser recarregada, criou um conceito de ressonância eletromagnética capaz de transmitir eletricidade pelo ar ao separar as bobinas no transformador.

Ele garante que a tecnologia não é nociva à saúde, já não é radiante. “É um campo magnético. Ele se restringe ao que chamamos de fonte, e ao dispositivo. Além do mais, os campos magnéticos utilizados são essencialmente iguais aos campos magnéticos da Terra”, explica.

Giler então lista todos os possíveis usos para a tecnologia, que vão desde abastecer carros elétricos ao estacionar em uma garagem adaptada, a dispositivos médicos implantados em pacientes que tornem as vidas mais seguras e confortáveis.

Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):



Via Portal EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário