Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sema faz previsão de clima e tempo para janeiro no Pará

Predominam em janeiro manhãs com sol entre nuvens, e pancadas de chuva apenas entre o período da tarde e início da noite na Região Metropolitana de Belém (RMB), diz Antonio Souza, meteorologista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, baseado nas informações da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), da qual a Sema é a coordenadora.

O especialista explica que até o dia 10 deste mês, as chuvas terão uma grande variação de intensidade nos diversos pontos da capital, e que a partir da segunda semana, a distribuição será mais homogênea. Quanto ao Nordeste e região do Marajó, as manhãs serão repletas de sol, e de parcialmente nublado a nublado durante as tardes. As chuvas estão previstas com maior freqüência pela noite.

A Calha Norte e o Baixo Amazonas terão nebulosidade variável neste mês, alternando dias chuvosos e períodos com poucas chuvas significativas. No Sul do Pará, a maior parte do tempo será de muitas nuvens, principalmente na região Sudoeste, porém a maioria das chuvas será de caráter mais isolado, principalmente no final da tarde e durante a noite.

Ventanias – Podem ocorrer, mas na época chuvosa tornam-se fenômeno raro, apesar de que chuvas vêm geralmente acompanhadas de trovoadas e ventos de intensidade moderada, conforme explica o meteorologista. “Esses fenômenos são mais característicos da fase de transição entre o período menos chuvoso e o período chuvoso. Mas por já estarmos inseridos no período chuvoso, as fortes rajadas de vento se tornam mais raras”, esclarece Souza.

Marés - As mais altas de janeiro estão previstas para ocorrer nos dias 12, 13 e 25 (altura de 3,4 metros). Este valor, se coincidir com a ocorrência de chuvas antes ou durante o evento, causará o alagamento dos pontos mais baixos da cidade, incluindo a área do Ver-o-Peso.

Temperatura - Na RMB, as máximas devem ficar em torno de 33°C, e as mínimas entre 24°C. Na Região Sul do Pará máximas de 34°C e mínimas 21°C. Nas Regiões do Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte, máximas de 34°C e mínimas 25°C. Se comparada com a temperatura do ar na época do verão paraense, percebe-se que no período atual há queda de 2° a 3° C, de acordo com o município. "Em Belém e RMB, apesar das chuvas, a sensação térmica na maioria dos dias, durante a manhã e início da tarde, é de tempo abafado, principalmente devido a grande incidência de radiação solar em decorrência da proximidade da linha do Equador. Já durante a noite, a predominância é de sensação e temperatura amenas, por conta dos ventos", detalha Antonio Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário