Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ONU divulga primeiro rascunho de documento da Conferência Rio + 20

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o primeiro rascunho do documento que reúne contribuições de diversos países e vai nortear as discussões durante a Conferência Rio+20, em junho deste ano, no Rio de Janeiro.

O documento, publicado na terça-feira (10), combina as sugestões, ideias e comentários de 643 propostas enviadas por estes países e instituições, e será o principal texto a ser discutido pelos líderes mundiais na conferência para garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável. Esse documento é a primeira versão de uma série prevista no cronograma de atividades até a Conferência Rio+20.

Intitulado de O futuro que nós queremos (The Future We Want), o documento traz metas de desenvolvimento sustentável. Entre as sugestões, está a inclusão de padrões de consumo e produção sustentáveis, bem como de áreas prioritárias, como oceanos, segurança alimentar e agricultura sustentável, energia sustentável para todos, acesso à água, cidades sustentáveis, empregos verdes e trabalho decente, inclusão social e redução de riscos de desastres.

A ampla participação pública na tomada de decisões é apresentada no documento como pré-requisito fundamental para a concretização do desenvolvimento sustentável, além da importância de engajar todos os membros da sociedade civil, agregando os seus conhecimentos específicos e práticos em políticas locais e nacionais.

Mobilização

Desde 2010, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) vem realizando uma série de debates sobre desenvolvimento sustentável, mobilizando diversas organizações da sociedade civil e de conselhos e instituições similares. A partir dessas discussões, foram enviadas contribuições ao Ministério das Relações Exteriores, para subsidiar a confecção do documento brasileiro enviado à ONU. Além disso, essa articulação resultou no Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável, firmado entre 72 instituições e o conselho.

Até a conferência, o conselho, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promoverá uma série de diálogos sociais, com o intuito de debater assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e de mobilizar a sociedade civil para os eventos paralelos à conferência, chamados de “Diálogos sobre Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário