Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Maior feira sustentável de tecnologia acontece em Las Vegas

A Consumer Electronics Show (CES), o maior evento de tecnologia do mundo, começou com diversos conceitos sustentáveis que justificam sua posição de feira mais ecológica da América do Norte, segundo a revista "Trade Show Executive".

Na última terça-feira (10) teve início a edição 2012 da CES, em Las Vesgas, nos Estados Unidos. O evento disponibiliza credenciais feitas com material reciclado, que posteriormente serão recolhidas para serem reutilizadas, e contêineres para separar resíduos. No local, há um espaço reservado para novidades em tecnologia ecológica, como um netbook com tela solar.

Os organizadores afirmam que esta é uma das feiras mais sustentáveis do mundo. Para eles, a tarefa é árdua, afinal, o tamanho do espaço que abriga o evento é equivalente a 37 campos de futebol e há previsão de receberem 140 mil visitantes. Nesta edição foi estipulada uma meta maior de reciclagem. A previsão é que a taxa passe de 68% para 77% e reaproveite mais de 289,6 toneladas de lixo.

Foi criada uma área chamada "Sustainable Planet" (Planeta Sustentável) especialmente para receber as empresas com propostas ecológicas, desde energia renovável até as mais específicas.

Marcas como a LG, que reaproveitam até 10 toneladas de resíduos eletrônicos por ano, e Sony, que tem compromisso com eficiência energética, demonstram o crescimento do interesse nas questões sustentáveis. Aliás, a própria CES apresenta soluções para o destino dos dispositivos tecnológicos que forem descartados.

O trabalho desenvolvido por empresas como a Acme Electronic Recycling e a Global Electronic Recycling são exemplos de alternativas sustentáveis. Ambas buscam encontrar uma nova de maneira de reutilizar determinados aparelhos.

Entre diversas iniciativas apresentadas tiveram destaque a Waste Management, que busca soluções de reciclagem para diversos negócios, a Urban Green Energy, especializada na aplicação da energia eólica nas residências, a Solarfocu e Goal Zero que fabricam carregadores que funcionam com energia solar.

Através do site Greenergadgets.org é possível ter acesso a diversos relatórios sobre os dispositivos mais ecológicos, alternativas de reciclagem, dicas de como diminuir o impacto ambiental de dispositivos eletrônicos, entre outras ideias sobre sustentabilidade. A feira termina na próxima sexta-feira (13). 

Com informações da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário