Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

IBGE lança 1º índice impresso sobre origem de nomes de cidades, vilas e povoados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem, quinta-feira (19), o primeiro volume impresso do Índice de Nomes Geográficos. O documento oferece aos usuários outra forma de visualizar, parte das informações do Banco de Nomes Geográficos do Brasil, lançado em setembro de 2011.

O índice reúne em ordem alfabética os nomes padronizados e a localização de todos os elementos retratados na Base Cartográfica Contínua do Brasil, incluindo rios, formas de relevo, localidades, edificações e parte dos conjuntos de nomes dos países vizinhos abrangidos pela base. Ficaram de fora da versão impressa, informações históricas e linguísticas e aquelas provenientes do Projeto Nomes Geográficos do Estado do Paraná, que só constam da versão digital.

Nomes geográficos ajudam a identificar o território

O nome geográfico é um marco de referência e de identidade com o território. Pode ser definido como o nome próprio de um lugar ou de uma feição geográfica. Inclui, na maioria das vezes, um nome específico e uma designação genérica, acrescido de atributos que o caracterizam como um conjunto étnico, etimológico, histórico, referenciado geograficamente e inserido num contexto temporal.

O estudo dos nomes geográficos com seus atributos contribui para a qualidade das informações cartográficas. Além disso, são considerados um patrimônio, pois, através deles, podem-se identificar padrões de ocupação, identidade e diversidade linguística. A ausência de padronização gera, entre outras consequências, carência de subsídios para documentação e litígios em questões fundiárias e territoriais. A toponímia é uma componente fundamental na composição de bases geoespaciais, na estruturação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e, principalmente, para a qualidade do mapeamento de referência do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário