Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Governo investe 40 milhões em projeto de conservação ambiental

O Projeto de Apoio à Gestão de Florestas Públicas receberá R$ 40 milhões destinados ao cuidado de 17 florestas nativas. O investimento do governo brasileiro visa desenvolver ações socioeconômicas e de conservação ambiental na Amazônia.

A ideia será implementada através de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro. Enquanto o ICMBio ficará responsável por criar uma infraestrutura para as florestas nacionais, o Serviço Florestal deve capacitar os operários e técnicos para os projetos desenvolvidos nos locais beneficiados. Além disso, o ICMBio deve fornecer equipamentos e acompanhar o andamento das obras.

Todo o projeto é baseado no manejo florestal e na silvicultura com espécies nativas e tem previsão para começar em quatro anos. Os recursos do investimento são oriundos do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW Bankegruppe).

Espera-se que o plano permita reduzir a pressão sobre os recursos das florestas nativas e contribua para a recuperação da cobertura florestal com a silvicultura na região da BR-163.

O diretor substituto de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do ICMBio, Osnil José Nepomuceno, acredita que o projeto gerará emprego e renda por meio de atividade legal e sustentável e arrecadação pela União, Estados e municípios.

Dentre as regiões que se beneficiarão com o plano estão as florestas: Jacundá (RO); Humaitá (AM); Macauã/São Francisco (AC); Bom Futuro (RO); Jatuarana (AM); Balata-Tufarí (AM); Iquiri (AM); Mapiá-Inauini (AM); Purus (AM); Amaná (PA); Crepori (PA); Jamanxin (PA); Itaituba I (PA); Itaituba II (PA); Altamira (PA); Trairão (PA); e Caxiuanã (PA). Com informações do Terra. Foto: Eletronorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário