Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo de SP entrega mais unidades de CDHU sustentável em Cubatão

O Governo do Estado de São Paulo cumpriu mais uma etapa na transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Na última sexta-feira (7), o governador Geraldo Alckmin entregou 784 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

No total, 2.325 famílias da Serra do Mar que já receberam imóveis da CDHU em Cubatão. Destas, 500 unidades pertencem ao Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional referência em sustentabilidade.

O condomínio Rubens Lara foi considerado um exemplo de práticas alternativas pelo programa Iniciativa de Habitação Social Sustentável (Sushi), integrante do Programa da ONU para o meio ambiente.

Com autoria da arquiteta Adriana Levisky e gestão técnica de Marcelo Prado, da CDHU, o conjunto terá 1.840 moradias no total. É um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais. Construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, desapropriado pelo Estado, terá prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, quadras poliesportivas e paisagismo.

Na construção do CDHU, feito para abrigar famílias retiradas das encostas da Serra do Mar, as janelas dos prédios são mais amplas, o que permite maior iluminação natural e ventilação dos imóveis e a água é aquecida por energia solar. O medidor do consumo de água e gás é individualizado e o pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros.

O secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, afirma que as tecnologias limpas são mais caras, por isso é ainda um grande desafio. Entretanto, ele lembra que investir nelas é uma economia que pode ser percebida em longo prazo.

Programa Serra do Mar

Lançado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas irregulares do parque.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Além de novas moradias, a CDHU irá urbanizar os bairros em áreas já consolidadas da Serra do Mar, que receberão redes de saneamento e infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário