Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dez recordes do mundo aquático

As cataratas mais volumosas, a maior cordilheira submarina, o maior salto d’água... Veja a seguir os detentores desses e de outros recordes curiosos

1. As corredeiras mais largas do planeta ficam no rio Mekong, entre o Camboja e o Laos. Na estação das monções, o rio aumenta 20 vezes de volume, criando corredeiras turbulentas de até 14 quilômetros de extensão.

queda_dagua2. A montanha do Pico, no arquipélago dos Açores, pertencente a Portugal, é a montanha submarina mais alta do globo. Ela tem 8.449 metros de altura - maior do que o Monte Everest -, sendo que 6.098 metros são submersos.

3. Com cerca de 15.400 km2 os Sundarbans, entre Bangladesh e Índia, são dono do título de maior manguezal litorâneo do planeta. Algumas de suas árvores atingem mais de 21 metros de altura.

4. Fica na Venezuela a maior queda d'água. Trata-se do Salto Angel, com seus 979 metros de altura.

5. Já as cataratas mais volumosas são as de Boyoma, na República Democrática do Congo, com uma vazão de 17.000 m3/s.

6. Não existe no mundo nenhuma cordilheira submarina que supere a Dorsal Meso-Oceânica, que parte do oceano Índico, desce o Atlântico, contorna a África, a Ásia e a Austrália, e cruza o Pacífico até a costa oeste da América do Norte. Extensão total: 65.000 km.

7. A Área de Proteção das Ilhas Fênix, com 408.250 km2, é a maior área marinha protegida. Fica em Kiribati, pequena ilha do oceano Pacífico.

8. A Reserva da Barreira de Corais de Belize, no Caribe, abriga a maior barreira de corais do hemisfério norte. Ela tem 963 km2 e só perde para a Grande Barreira de Corais da Austrália.

9. O Parque Nacional de Yellowstone abriga por volta de 300 gêiseres, dois terços do total do planeta. É a maior concentração de gêiseres conhecida.

10. Com uma área aproximada de 880 km2, a ilha de Majuli, no rio Bramaputra, detém o título de a maior ilha fluvial da Terra. Uma população de 160 mil pessoas vive nela.

Fonte: Guinness World Records 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário