Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cresce número de empregos com carteira assinada no campo

A agropecuária mato-grossense fechou o ano de 2011 com saldo positivo nas contratações com carteira de trabalho. O setor apresentou alta de 79% no saldo de empregos entre 2010 e 2011, passando de 3,811 mil para 6,821 mil contratados a mais do que demitidos. E não foi só em Mato Grosso que o setor contribuiu na geração de empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a agricultura brasileira abriu no ano passado 82,5 mil vagas, o maior número desde 2004. No saldo de empregos gerados no país, o aumento foi de 5,54% em relação ao estoque de dezembro de 2010.

O avanço, segundo o presidente da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Augusto Albuquerque, se deve ao aumento das safras no ano passado e à forte procura internacional pelos produtos brasileiros. “A demanda, principalmente da China, nos garantiu bons preços”, ressalta.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, explica que a crise econômica mundial teve um impacto menor em Mato Grosso e no Brasil. “A valorização das commodities, ajudou a manter a economia aquecida. A demanda da China por grãos, em especial por soja, ajudou a manter o setor agropecuário do país”.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que as exportações de soja cresceram 47,85% entre 2010 e 2011, para US$ 16,3 bilhões, enquanto as de milho subiram 22,60% no período, chegando a US$ 2,7 bilhões.

Fávaro, comenta que o bom desempenho do setor agropecuário pode ser visto nos demais setores da economia. “É um efeito cascata, pois a agropecuária é um setor primário e se este setor vai bem, a tendência é a indústria de transformação, especialmente a de alimentação, e o comércio sentirem o reflexo positivo também. O campo gera renda para as cidades e ajuda no desenvolvimento da economia do estado como um todo”.

De acordo com dados do Caged, o setor da indústria em Mato Grosso fechou o ano com 3,142 mil contratados, crescimento de 19,5% em relação ao saldo de 2010. O comércio teve saldo de 9,483 mil trabalhadores empregados em 2011, foi o único setor que não apresentou alta de 2010 para 2011, porém não fechou negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário