Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chumbo envenena crianças na Índia

O envenenamento por chumbo em crianças assumiu proporções alarmantes na Índia, na ausência de uma política nacional para fixar o nível máximo aceitável deste metal pesado no sangue.

Na Índia, cerca de 18% das crianças mostram níveis altos de chumbo em seu sangue. Embora a Organização Mundial de Saúde tenha fixado o limite máximo a 10 microgramas por decilitro, o governo indiano parece ignorar as recomendações.

Venkatesh Thuppil, médico do Centro Nacional de Referência para Envenenamento por Chumbo da Índia, disse ao Deccan Chronicle: “Estudos múltiplos ligaram níveis de menos de 10 microgramas por decilitro a efeitos adversos sobre a saúde infantil, incluindo danos cognitivos e das funções cardíacas e renais. Há muita evidência científica de consequências nefastas mesmo com um nível abaixo disso.”

Nem o ministério da saúde ou do ambiente parecem estar preocupados com o problema, afirmou Venkatesh. Dizendo que os efeitos do chumbo sobre crianças parecem ser irreversíveis, ele exige que o Centro e os governos estaduais adotem uma estratégia de prevenção primária, e não apenas respondam à exposição depois que ela ocorre.

Referindo-se à decisão dos EUA de reduzir o limite máximo de chumbo no sangue de crianças, de 10 microgramas para 5 microgramas por decilitro, Venjatesh afirmou que a Índia deveria seguir logo a tendência e regulamentar o metal em tintas e outros produtos ao consumidor, e reduzir a emissão da substância por indústrias, incluindo fábricas de baterias e unidades de reciclagem.

“O envenenamento de crianças é totalmente evitável. Ele reduz o QI durante o crescimento e danifica o cérebro, rins e outros órgãos,” disse Venkatesh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário