Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

China testa trem-bala capaz de alcançar 350 km/h

A China é o país com maior número de trens bala em funcionamento no mundo. Agora o governo chinês que ir além, testando o funcionamento de um trem capaz de atingir 350 km/h. A velocidade chega a ser 160 km/h superior aos limites tradicionais.

Os testes com o novo trem foram feitos no último final de semana. A estrutura ganha cada vez mais tecnologias para que possa substituir de maneira limpa e segura os meios de transporte poluentes, como os aviões. As emissões de dióxido de carbono por pessoa com o trem é de 50g/km, ao utilizar o avião este número sobe para 360g/km. O protótipo do trem-bala é feito em fibra de carbono leve e plásticos reforçados e projetados para que ele tenha a forma de uma espada chinesa.

O trem de alta velocidade foi construído pela CSR Corporation, com sede em Qingdao, ao leste da província chinesa de Shandong. Mesmo que a novidade represente um desafio da engenharia, os responsáveis pelo projeto garantem que ele não irá circular em sua velocidade máxima. “Nosso objetivo é garantir a segurança da operação de trens”, explicou o presidente da CSR, Zhao Xiaogang.

Desde 2006 o governo chinês tem investido em estrutura ferroviária para que os trens ganhem cada vez mais popularidade e utilidade. Quilômetros de linhas ainda estão previstos e os investimentos são de bilhões de dólares. O intuito das autoridades é construir mais 16 mil quilômetros de linhas dedicadas à alta velocidade em todas as principais cidades chinesas, até 2020.

O Brasil ainda não possui trem bala, mas pode ter em breve. O projeto faz parte da lista de mudanças na área de transporte que devem ser feitas para que o país sedie a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O programa nacional inclui a construção de uma linha entre Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, a construção ainda causa divergência de opiniões.

Com informações do Physorg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário