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sábado, 7 de janeiro de 2012

Brasil participa de Feira Internacional de Turismo na Espanha

A 32ª Feira Internacional de Turismo (Fitur 2012) será realizada, de 18 a 22 de janeiro, em Madri (Espanha). O encontro mundial marca a abertura do calendário da indústria turística, e é considerado vitrine de tendências e inovações. A Fitur reúne aproximadamente 210 mil participantes, entre profissionais do setor, empresariado e consumidores de viagens, além de cerca de 10,4 mil empresas e 7 mil jornalistas de pelo menos 166 países. O Brasil participará do evento com estande no pavilhão 4.

Um dos dez maiores emissores de turistas para destinos brasileiros, a Espanha é considerada mercado prioritário para a promoção turística do País, segundo o Plano Aquarela 2020 de Marketing Turístico Internacional do Brasil.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participará da abertura da feira e cumprirá agenda com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e grupos de investidores internacionais. O objetivo é dar mais visibilidade à comercialização de destinos brasileiros, estimular o interesse crescente de países desenvolvidos em investir no Brasil e impulsionar ações para o aumento do fluxo de turistas espanhóis para o território nacional.

Durante a 32ª Fitur, as ações de relacionamento do governo brasileiro estarão focadas na apresentação dos atrativos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa de 2014, trabalhando para estimular o aumento do tempo de permanência de turistas espanhóis no Brasil nos anos anteriores à Copa do Mundo e no próprio Mundial de Futebol. A campanha vai reforçar a imagem do Brasil como País diversificado, com opções turísticas que vão além dos destinos de sol e praia. A intenção é fortalecer outros segmentos: negócios, eventos, ecoturismo, cultura e gastronomia - que exercem um forte apelo no mercado espanhol.

Sabores originais do Brasil como açaí, mandioca, jabuticaba, umbu, castanhas e pimentas, poderão ser degustados na feira. Na fachada do Mercado San Miguel, onde será realizado o evento, serão projetados os vídeos promocionais do Brasil, fotos de destinos brasileiros e uma edição de animação convidando os moradores a visitar o estande do Brasil na Fitur. Atualmente, os principais destinos concorrentes do Brasil no mercado espanhol são: Argentina, Caribe, Costa Rica, Cuba, México e Venezuela.

Além de ser sede da Copa do Mundo, que vem posicionando o Brasil em um alto patamar de atenção internacional, o Brasil tornou-se competitivo na indústria global de turismo também por outros motivos. “Natureza diversa, cultura rica, indústria pujante, modernidade, regime democrático e economia estável são quesitos que vêm contribuindo, nos últimos anos, para a ascensão do destino Brasil como um dos mais adorados para se fazer turismo no mundo”, avalia o ministro Gastão Vieira.

Entre os títulos já conquistados pelo Brasil, estão: um das “Novas Sete Maravilhas da Humanidade”, com a eleição do Cristo Redentor (2007); melhor destino de viagens para gays no mundo, com a eleição do Rio de Janeiro pela revista “Trip Out Travel” (2009); País-sede do mais belo espetáculo de Ano Novo do planeta, com a eleição da festa da virada do Rio de Janeiro pelo “World Travel Guide” (2011); País com duas das “Novas Sete Maravilhas da Natureza”, com a eleição das Cataratas do Iguaçu e da Amazônia, pela “New Open World Foundation” (2010); o povo “mais legal do mundo”, segundo a CNN, com a eleição do povo brasileiro (2011).

Nas relações comerciais, o Brasil também vem melhorando posições: segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em 2010 a Espanha tornou-se o 15º maior parceiro comercial brasileiro, com um crescimento de 43,3% nas relações comerciais entre os dois países. Além disso, as empresas espanholas injetaram US$ 3.415,19 milhões em investimentos diretos no Brasil em 2009, de acordo com o Banco Central do Brasil. Dois dos maiores grupos responsáveis pela cifra são da área do turismo: Iberostar e Sol Meliá, bandeiras de luxo da hotelaria.

Segundo o Ministério do Turismo, outros indicadores também apontam para o aquecimento do turismo espanhol em solo brasileiro. A oferta total de assentos aéreos em voos no trecho Espanha-Brasil, em 2010, foi de 297,8 mil. Os voos diretos são operados, atualmente, pelas companhias Ibéria, Air China, Air Europa, Singapore Air Lines e TAM. As frequências de voos diretos semanais que partem da Espanha para o Brasil já registram alta nos primeiros cinco dias de 2012, em comparação a dezembro de 2011, de acordo com o ministério.

Mais informações no site da Fitur.

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