Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

AM prevê criação de quase 50 mil empregos até a Copa 2014

A Copa 2014 promete movimentar vários setores da capital. A projeção do Governo é gerar 49 mil novos empregos diretos até o Mundial. Entretanto, a demanda por mão-de-obra qualificada ainda é uma exigência para o preenchimento dos postos de trabalho. Para isso, os manauaras intensificam a procura por cursos de capacitação com o objetivo de aumentar as chances a vagas no mercado de trabalho.

A meta do Governo do Estado para 2014 é capacitar 27 mil pessoas para a Copa em diversas áreas profissionalizantes. Segundo o diretor de relações institucionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Leonardo Monteiro, a maioria das vagas será distribuída nos setores de Serviços e Construção Civil. “Até 2010, fizemos o levantamento para discutir o que é diretamente ligado a Copa do Mundo. Cursos nas áreas de Turismo, Construção Civil e idiomas estão diretamente ligados”, alegou.

De acordo com ele, as três áreas possuem oferta de mais de 12 mil vagas em cursos para a população. “Entendemos que já demos um grande passo, mas ainda há muito a ser feito. Temos uma meta de oferecer 4,5 mil vagas nestes três segmentos”, destacou Monteiro. Outra demanda apontada pelo Centro está voltada aos cursos de idiomas, com o aumento da procura dos manauaras para o aprendizado de idiomas como o Inglês, Japonês e Mandarim.

No Cetam, as últimas inscrições dão indícios de que se depender do interesse em aprender outro idioma os turistas poderão ficar tranquilos. No momento, apenas cursos voltados para o perfil de quem já possui um domínio básico de outra língua estão com vagas disponíveis. O aumento da procura é notável na oferta de inscrições para os cursos. Das 15 vagas para o Mandarim, língua nativa chinesa, o Cetam registrou 36 inscrições. Outras 78 pessoas se inscreveram para a língua japonesa e mais de 1.847 pessoas se colocaram à disposição para aprender a língua inglesa.

“O idioma começou a crescer um pouco. A primeira intenção da população é se comunicar com o turista, antes de aprender qualquer outro ofício, então isso eleva a expectativa da população e consequentemente a procura por esse tipo de curso de habilitação que é a comunicação em outro idioma. Como resultado, podemos usar a seleção para o curso de idiomas intermediário. Oferecemos 213 vagas e tivemos 2.300 candidatos concorrendo a essas vagas. Então isso reflete um pouco o aumento da procura por cursos de idiomas”, afirmou Leonardo Monteiro.

E se o turista pedisse informações de pessoas nas ruas? A operadora de caixa Priscila Carine afirma poder ajudar. “Talvez pudesse dar uma ajudinha em algum idioma, talvez o Inglês ou o Espanhol, mas não necessariamente tudo, dava pra ajudar de uma certa forma”, relatou. Enquanto isso, os estabelecimentos que lidam diretamente com o público investem em capacitação. “Já estamos preparando nossos funcionários, inclusive fizemos treinamento para receberem bem os turistas que vem aqui em Manaus participar desse evento. Também estamos procurando fazer parcerias com as instituições que ensinam idiomas para também capacitá-los”, afirmou o gerente de uma doceria, Djard Cabral.

Opções de locomoção

Para receber a demanda de turistas para o Mundial, o Município também investe na melhoria da sinalização com instalação de novas placas para identificação de ruas e monumentos como o Teatro Amazonas e a Arena da Amazônia, principais pontos de parada para os visitantes que chegam à capital. Segundo o diretor de engenharia do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Alcy Silva, a Prefeitura desenvolve ações no Programa de Orientação Turística (POT).

“O programa consiste na instalação de placas de orientação de destino aos usuários nas principais vias de Manaus. Este é um programa contínuo então vamos avançar, substituindo as placas de trânsito antigas pelas novas placas já com o modelo padrão e onde for possível a identificação de mais de um idioma, implementaremos as placas para facilitar o deslocamento dos turistas dentro da cidade”, concluiu. Desde 2010, um total de 120 placas de orientação para turistas e visitantes foram instaladas em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário