Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

União vai abrir 111.729 vagas em concursos no ano que vem

Definir área em vez de seleção amplia as chances de sucesso. Estratégia evita frustrações

O governo federal vai abrir, em 2012, 111.729 vagas por meio de concursos públicos. Delas, 107.382 serão geradas pelo Poder Executivo, 3.699 pelo Judiciário, 72 pelo Legislativo e 576 pelo Ministério Público da União.

Em meio a tantas oportunidades, o ideal é definir uma área de estudo e não apenas uma seleção específica, ensinam especialistas. Outra recomendação é começar a preparação antes mesmo da publicação dos editais.

Segundo Rodrigo Menezes, do site de videoaulas Concurso Virtual, apostar todas as fichas em um único concurso é arriscado, uma vez que a maioria dos aprovados já foi reprovada anteriormente. "O candidato deve selecionar uma série de concursos que atendam a suas expectativas e dedicar os estudos a esse grupo", afirma Menezes.

Com base nisso, saiba como separar os estudos por áreas. Entre as áreas que vão oferecer chances em 2012, está a policial, que engloba as seleções para as polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. A fiscal é outra aposta: inclui cargos da Receita, do ISS, e do ICMS, entre outros. 

A área bancária também deve abrir vagas no ano que vem para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Outro nicho são os tribunais (Federal, Eleitoral, do Trabalho, de Justiça) e o Ministério Público (da União e do Estado do Rio de Janeiro). 

As chances na área jurídica incluem concursos para promotor, juiz, procurador da Fazenda e advogado, entre outros. As agências reguladoras e autarquias (ANP, Ancine e INSS) e os cargos do magistério também podem ser separados por grupos.

'As provas mais difíceis, em geral, são da Esaf e do Cespe'

As principais organizadoras de concursos em 2012 serão Cespe, Escola de Administração Fazendária, Fundação Carlos Chagas e Fundação Cesgranrio. As provas mais difíceis, em geral, são as da Esaf e do Cespe.

O Cespe usa o sistema de certo ou errado, em que cada item da prova é julgado separadamente, e o candidato tem 50% de chances de acertar. A cada questão que divirja do gabarito, uma certa é anulada. 

As provas da Esaf são de múltipla escolha, no sistema tradicional de cinco opções. Como o Cespe, exige que o candidato possua grande conhecimento da matéria, além de capacidade de interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário