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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A televisão deveria pagar pela conservação da natureza?

Há canais de televisão que não fazem outra coisa senão mostrar as maravilhas do mundo natural. Para ganhar espectadores e faturar com publicidade, eles dependem de leões atacando zebras, filmagens aéreas de geleiras ou coisas mais prosaicas como um urso andando pela floresta. Eles deveriam pagar pela conservação da natureza?

Esta foi a pergunta feita, a sério, por quatro cientistas britânicos, em um artigo recente da revista Science. Dados os sucessos de canais como o Animal Planet, programas como Planet Earth e mesmo filmes como A Marcha dos Pinguins, a grande mídia ganha muito dinheiro com isso. Ela tem obrigação de reinvestir parte de seus lucros com a natureza, que fornece os serviços de ecossistemas usados em seus produtos?

Os pesquisadores sugerem a criação de fundos que viriam de um percentual das receitas. Isto significa, é claro, que os espectadores poderiam ter de pagar mais para ver cães selvagens africanos correndo livres em Botsuana. Mas não seria bom se divertir e saber ao mesmo tempo que isso está ajudando em alguma coisa? pergunta a Scientific American.

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