O nitrogênio não é um elemento raro em nosso planeta. A maior parte de nossa atmosfera, a qual você encontra-se respirando nesse exato instante é composta por esse gás. A maioria dele é inerte e não “bio-disponível” para o consumo de organismos vivos como plantas e árvores e é por isso que os nutrientes nitrogenados são muitas vezes os fatores que controlam a taxa de crescimento em muitos ecossistemas. O que acontece então, quando os humanos injetam mais nitrogênio no meio ambiente por meio da poluição atmosférica? Cientistas doSmithsonian Tropical Research Institute estão investigando o assunto enquanto estudam florestas tropicais na Thailandia e no Panamá.
As implicações são muito mais complexas do que “mais nitrogênio = crescimento mais rápido”. De acordo com os cientistas não há nenhuma evidência de que as árvores estão crescendo mais rapidamente no Panamá, apesar do aumento a longo prazo da deposição de nitrogênio e de dióxido de carbono atmosférico. A proporção entre diferentes espécies também pode ser afetada quando a vantagem competitiva entre elas, que antes eram melhores fixadoras de nitrogênio, acaba.
Estamos há muitas pesquisas de um resultado claro sobre quais são todos os efeitos da fertilização por nitrogênio, e também qual será a reação das árvores em diferentes latitudes, mas essa já indica que as emissões de gases podem afetar muito mais do que pensamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário