A Organização das Nações Unidas apresentou na última quinta-feira (1) o ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundial. No topo da lista está a China, seguida dos Estados Unidos. O Brasil ocupa a sexta posição.
A análise foi divulgada durante a Conferência Climática da ONU, COP 17, em Durban, na África do Sul. A empresa britânica Maplecroft foi responsável pelas análises, que comprovaram que dois terços das emissões globais são provenientes apenas dos dez primeiros países da lista.
As medições foram feitas em megatoneladas de CO2-equivalente, que consiste na junção do gás carbônico com outros gases que armazenam calor, como o metano, emitido principalmente por causa do lixo, e o óxido nitroso. A China foi responsável por 9.441 megatoneladas de CO2e, enquanto o Brasil emitiu 1.441 megatoneladas.
O uso de combustíveis fósseis ainda é a principal causa das emissões de gases de efeito estufa. Mesmo que as energias renováveis venham ganhando espaço, o petróleo e o carvão ainda são as principais fontes em muitos países. As negociações e acordos pela redução das emissões ocorrem, no entanto o analista Chris Laws, da Maplecroft, não se mostra muito confiante de que este objetivo seja alcançado rapidamente. “É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases de efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos”, declarou.
Com informações do Globo Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário