Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Hong Kong sacrifica 17 mil frangos após caso de gripe aviária

As autoridades de Hong Kong ordenaram o sacrifício de 17 mil frangos no mercado local de Cheung Sha Wan após registrar um caso de gripe aviária em um deles, informou a imprensa local. Além disso, o mercado permanecerá fechado até 12 de janeiro, informou o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação da região administrativa especial, assinalando que ainda não foi definido se a ave afetada era de uma fazenda local ou importada. 

O departamento irá analisar as fazendas que fornecem ao mercado e coletará mostras, assinalou o diário chinês Global Times. O secretário de Saúde e Alimentação de Hong Kong, York Chow, destacou que apesar dos transtornos que a ação causará aos consumidores e produtores de Hong Kong, é preciso "tomar decisivas e efetivas medidas para prevenir e controlar a expansão do vírus". 

O sacrifício das aves coincide com as celebrações natalinas e do solstício de inverno em Hong Kong, onde é tradição servir um prato de carne de frango nos banquetes, pelo que muitas famílias terão de deixar esse costume de lado, destacou a imprensa local. 

Mais de 300 pessoas morreram no mundo todo em conseqüência da gripe aviária desde que a doença foi detectada pela primeira vez, em 2003, período no qual infectou 565 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde lá, o vírus H5N1 provocou a morte ou o sacrifício de mais de 400 milhões de aves, gerando perdas de US$ 20 bilhões em todo o globo.

Via Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário