Pequenos criadores de gado de leite do Alto Sertão alagoano serão beneficiados, esta semana, com a entrega de tanques de resfriamento pelo governo do Estado. A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Ao todo, 14 tanques serão repassados para 14 comunidades de Inhapi, Canapi, Mata Grande e Delmiro Gouveia. Segundo o gestor do programa, Renato Carvalho, os equipamentos são repassados às associações por meio de uma permissão de uso. “O repasse de equipamentos é só uma parte do programa, que também garante a esses grupos apoio em associativismo, comercialização, assistência técnica e capacitação”, frisou.O tanque de resfriamento ajuda a garantir mais qualidade ao leite que, assim, pode ficar estocado até ser recolhido e levado aos laticínios. A instalação do tanque de uso coletivo na comunidade também permite aumentar a renda dos agricultores.
“Em alguns locais, eles só fazem uma ordenha por dia, no horário em que passa o caminhão para recolher o produto, mas, feito o manejo da forma correta, os animais têm capacidade para duas ordenhas. Assim, o leite da segunda ordenha pode ficar armazenado no tanque e manter a qualidade”, explicou Renato Carvalho.
O Programa Alagoas Mais Leite presta acompanhamento a mil pequenos criadores e tem cinco linhas de atuação: fortalecimento do associativismo; melhoria genética, por meio de inseminação artificial; qualidade do leite, com capacitação dos criadores em ordenha manual higiênica; nutrição animal, por meio da instalação de bancos de forragens; e gestão da unidade produtiva.
“Esse programa tem proposta estruturante, pois não se limita apenas a oferecer assistência técnica, mas também dá condições para que se aumente a produção de leite e a qualidade da matéria-prima”, enfatizou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante.
“Por determinação do governador Teotonio Vilela, nós estamos dando apoio ao pequeno criador, para que ele possa produzir com qualidade e competitividade e, assim, acessar o mercado. Ao mesmo tempo, também conduzimos o Programa do Leite, que já compra parte da produção dessas associações”, completou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
Fonte: Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário