Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Falta de vacinas faz Diagro prorrogar Campanha Antiaftosa no Amapá

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) informa que devido à falta de vacinas nas lojas agropecuárias amapaenses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa no Amapá da última terça-feira, 30, para o dia 15 de dezembro, porém o prazo para a declaração do rebanho não mudará.

Um levantamento feito por técnicos da Diagro aponta que a defasagem é de menos de 40 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 13% do rebanho estadual de 307 mil bovídeos (bovinos e bubalinos). Segundo a coordenadora do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), médica veterinária da Diagro, Luciana Barreto, mais 15 dias serão suficientes para vacinar todos os animais que faltam.

"As casas agropecuárias estarão recebendo novas doses ainda nesta semana e é importante que nenhum produtor deixe de comprar e vacinar seu rebanho, informando em umas Unidades Veterinárias Locais (UVL's) da Diagro em seu município para receber a Guia de Transporte Animal (GTA) e não ficar passível a multas e impedido de movimentar o rebanho," ressalta ela.

O Estado detém o status de "Alto Risco" de febre aftosa, com vacinação reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e caminha para a classificação "Médio Risco" este ano e livre da doença até 2012 – a evolução desse status sanitário depende do empenho do produtor amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário