Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 31 de dezembro de 2011

Comemore 2012 de maneira sustentável

Com a esperança de começar um ano novo com o pé direito, que o novo ciclo que se aproxima seja muito melhor do que o do ano que acaba de encerrar é comum que pessoas, até mesmo as menos supersticiosas, aproveitem este momento para fazer pedidos com desejo de renovação.

Muitas vezes a busca para concretizar estes desejos estão na forma de rituais. À espera de realizar os sonhos, ter saúde, prosperidade e sorte no amor; muitas práticas consagradas são utilizadas. Tudo vale, na hora de renovar os votos para o próximo ano.

Porém, grande parte da população não dispensa um bom ritual e tem como tradição passar o ano novo na praia, usar roupas brancas, pular as sete ondas e jogar flores para Iemanjá, a rainha do mar no Candomblé, ou fazer oferendas a outras entidades. Infelizmente não são só flores que fazem parte das ofertas.

Para renovar pedidos e agradecer as graças alcançadas, os presentes lançados ao mar (organizados em balaios de vime) são espelhos, perfumes entre outros objetos. De acordo com a tradição se os balaios afundarem é sinal de que a divindade aceitou os presentes e, portanto os pedidos serão realizados. O que as pessoas esquecem é que com esta prática, as praias ficam repletas de sujeira ao despertar do novo ano.

Caso você seja supersticioso ou religioso e queira seguir com esta tradição, procure utilizar materiais que não agridam o meio ambiente como barquinhos feitos de papelão e jornal, mais ecologicamente correto do que os tradicionais de madeira e vime. No barco ecológico, escreva os pedidos em papel crepom e lance somente o líquido do perfume e oferendas biodegradáveis.

Estourar champanhe ou fogos na praia, também poluem o meio ambiente e pode ser muito perigoso para os banhistas, no caso dos arames presentes na garrafa e no vidro deixado na areia. Aliás, falando em lixo, sujeira definitivamente não combina com este cenário, portanto, leve uma sacolinha para recolhê-lo no final das comemorações. Prefira taças ou copos reutilizáveis, assim, você evita acidentes e não consome um copo novo a cada brinde. Não jogue bitucas ou guimbas de cigarro na areias.

Aposte em cores e pedidos ao invés de garrafas e velas. As simpatias podem até ajudar, mas lembre-se que o importante é estar com quem você gosta, ter em mente que os bons pensamentos devem estar presentes não só nesta época mas ao longo do ano e assim, a concretização de seus sonhos será apenas uma consequência.

Em 2012 viva de maneira mais sustentável, faça uso responsável dos recursos esgotáveis e reinvente ações para que tenhamos um planeta mais limpo e mais próspero. No Réveillon desse ano deixe apenas pegadas.
 
Via Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário