As cidades históricas de Minas Gerais continuam castigadas pela chuva em Minas Gerais. Em Mariana, na Região Central do estado, quase 300 pessoas tiveram de deixar suas casas e a prefeitura decretou situação de emergência. Por volta de 5h desta segunda-feira, um barranco desabou e invadiu uma casa na Rua A, no Bairro Cartuxa. Segundo Defesa Civil da cidade, uma mulher e dois adolescentes precisaram ser retirados da residência e foram levados para um abrigo. Ninguém ficou ferido.
Desde quinta-feira, a cidade sofre com os efeitos dos temporais. Estradas fechadas, deslizamentos de terra, desabamentos e o alerta com a subida do Rio Mariana. Segundo a Defesa Civil do município, durante a madrugada o nível do ribeirão ficou estável, mas ainda há risco de transbordar.
Em Ouro Preto, também na região central, equipes da Defesa Civil estão nas ruas para avaliar a situação de casas ameaçadas por barrancos. Segundo o coordenador, Roberto Antônio Gomes, seis famílias foram retiradas de casa no Bairro Taquaral, um dos mais atingidos pela chuva. Um geólogo vai à região nesta manhã para avaliar a possibilidade de novos deslizamentos e para verificar se o solo está se movimentando. Dependendo da avaliação do profissional, outras pessoas podem ser orientadas a deixar as residências.
Conforme o Gomes, no Bairro Piedade, 17 famílias foram retiradas de seus imóveis porque uma cratera se formou em uma rua. A região foi isolada pela Defesa Civil. Ouro Preto sofre com as chuvas desde semana passada. Na última quinta-feira, um casarão, que é tombado pelo patrimônio histórico, desabou e uma igreja também corre o risco de cair.
Fonte: Estado de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário