Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Carros que poluem menos terão desconto no IPVA no Rio de Janeiro

O secretário de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou em coletiva à imprensa, na última segunda-feira (26), a criação da Nota Verde para os veículos novos mais eficientes no controle da emissão de gases. 

Com a medida, o carro poderá ter desconto no IPVA. Segundo Minc, o benefício entrará em vigor em 2013. De acordo com o portal G1, o secretário confirmou que o governador Sérgio Cabral já autorizou a Nota Verde. 

Minc anunciou também que a partir de 1º de janeiro, os carros que estiverem emitindo grandes volumes de gases poluente pelas ruas do Rio de Janeiro serão tirados de circulação. O motorista terá 30 dias para enquadrem seus veículos às normas de emissão de gases poluentes, antes de sofrerem a punição definitiva. 

De acordo com o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, no primeiro momento, a ação será aplicada apenas aos quase 50 mil veículos considerados mais poluidores – equivalente a cerca de 10% da frota fluminense de 400 mil veículos com índices de poluição considerados reprovados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

A presidente do Inea, Marilene Ramos, explicou que, até 2016, a meta é tirar de circulação 100% dos carros poluidores. "Isto é uma evolução. Autoridades do Espírito Santo e do Distrito Federal já entraram em contato para conhecer nosso sistema". 

Com 5 milhões de veículos automotores licenciados em 2010, o Estado do Rio de Janeiro vem registrando uma elevação de 225 mil veículos por ano em sua frota nos últimos dez anos. São cerca de 1,8 bilhão de toneladas de monóxido de carbono emitidas para a atmosfera todos os anos.

Informações do Governo do Rio de Janeiro, da Agência Brasil e do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário