Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Amazônia melhora indicadores sociais

A Amazônia melhorou seus indicadores sociais nos últimos 10 anos, mas ainda está distante de alcançar os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)" até o ano de 2015, de acordo com estudo internacional realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com instituições dos países que estão na região. O estudo observou nove países que pertencem à chamada Pan-Amazônia, que engloba todas as nações incluídas na bacia hidrográfica amazônica.

Os ODM foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, como forma de incentivar a melhoria de indicadores sociais em todo o mundo. O estudo abrangeu 34 milhões de habitantes das "amazônias", pessoas que vivem em 7,8 milhões de quilômetros na região. Para o Imazon, a Amazônia anda a passos lentos, já que "A região está abaixo das médias nacionais para a maioria dos indicadores avaliados", concluiu o relatório. O documento pode ser um importante balizador para ações de governantes destes países.

O relatório "A Amazônia e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" é uma espécie de compilação de diversas outras pesquisas já publicadas nos demais países da Amazônia, segundo o coordenador nacional do Imazon, o engenheiro florestal Adalberto Veríssimo. O estudo considerou toda a bacia amazônica e, no Brasil, utilizou-se o conceito de Amazônia Legal, no qual estão os sete estados do Norte do país, mais partes do Maranhão e do Mato Grosso.

Via OLiberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário