Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Workshop discute uso de tecnologia para ações sociais na Amazônia

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), em parceria com a Nokia do Brasil, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), realizam na próxima sexta-feira (25), o ‘Workshop de avaliação do uso pelo estado do Amazonas de tecnologias Nokia para ações sociais’.

O evento acontecerá no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Amazonas (EST/UEA) e vai contar com a participação de representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública, entre outras instituições ligadas à temática que integram a região metropolitana de Manaus.

A proposta do encontro de trabalho é apresentar novas tecnologias com aplicação social, além de demonstrar os resultados obtidos com a utilização da tecnologia Nokia Data Gathering (NDG) para o controle e monitoramento do vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, a intenção é que o projeto NDG se torne uma política pública e que se estenda para todo o Estado.

“Nossa preocupação é tirar os resultados de projetos da prateleira e mostrar para os gestores de diversas áreas as tecnologias desenvolvidas no Amazonas que podem ser utilizadas como ferramentas a serviço da sociedade”, disse.

A meta é realizar muitos outros eventos como este. “Na medida em que você expõe para os gestores, essas possibilidades, e eles se valem delas, isso serve de estímulo para que outras inovações sejam desenvolvidas.”

A tecnologia NDG, implantada em Manaus desde 2008, por meio de um acordo de cooperação técnica entre SECTAM, Nokia, INdT e FVS, permite que a coleta de informações do vetor da dengue sejam transmitidas em tempo real para um banco de dados único. Os dados coletados podem ser transferidos para um servidor via WI-FI, Bluetooth, GPRS, SMS ou cartão de memória.

Resultados

Entre os resultados práticos obtidos com o uso desta tecnologia está a otimização do tempo. O mesmo trabalho realizado manualmente demanda cerca de dez dias entre a coleta de dados e a tomada de decisão, enquanto que, com a utilização da tecnologia NDG, leva em média 24h.

Segundo informações da FVS, em 2011 foram notificados 1200 casos de dengue grave. Neste contexto, o uso da tecnologia foi fundamental para reduzir o número de óbitos, já que possibilitou a intervenção rápida das equipes médicas.

Para o projeto piloto, iniciado há três anos e prorrogado até agosto de 2012, são utilizados 50 aparelhos celulares Nokia, equipados com a tecnologia NDG. A proposta é que o número de linhas de transmissão de dados seja expandido para atingir uma área geográfica maior, integrando municípios como Iranduba, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, além da capital.

A tecnologia, que já é um software livre, também é utilizada em países da África.

Programação do Workshop:

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura e composição da mesa:

· Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas – Dr. Odenildo Teixeira Sena

· Gerente de Controladoria Nokia do Brasil – Felipe Cunha

· Diretor-Presidente da Fundação de Vigilância Sanitária em Saúde – Bernardino Cláudio de Albuquerque

9h30 às 10h – Palestra: ‘Tecnologias Nokia para Ações Sociais’

Palestrante: Kulsoom Ally (Gerente do grupo de responsabilidade social da Nokia para a América Latina)

10h às 10h30 – Palestra: ‘A inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade’; Apresentação do Sistema NOPA (Nokia Peer Adhere), aplicativo para o tratamento do HIV

Palestrante: Iam Lawrence (INdT)

10h30 às 11h15 – Intervalo

10h45 às 11h15 – Palestra: ‘Utilização do Data Gathering (NDG) para ações de controle da dengue da dengue no Amazonas’

Palestrantes: Dr. Ricardo Augusto dos Passos (FVS/AM) e Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/AM)

11h15 às 12h – Demonstração do aplicativo Nokia Data Gathering (NDG)

12 às 14h – Intervalo

14 às 15h15 – Discussão em grupos de trabalho – GTs

15h às 15h15 – Intervalo

15h às 15h30 – Sistematização das propostas debatidas

16h às 17h – Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho

17h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário