Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 26 de novembro de 2011

Vale apresenta Instituto Tecnológico para fornecedores

Promover a integração entre empresas paraenses com as de outros estados é o objetivo do workshop realizado pela Vale nesta sexta-feira, 25, na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém. O evento reúne 24 empresas que têm capacidade técnica e financeira para atender às exigências necessárias para construção do Instituto Tecnológico Vale - ITV. "Nosso objetivo é fomentar a parceria entre as empresas locais e de outras localidades para execução de obras deste empreendimento grandioso, que reunirá atividades diversificadas, como serviços de terraplenagem, fundações especiais, estrutura metálica, instalações e outros itens de obras civis", explica o gerente geral de suprimentos da Vale, Sidney Oliveira.

O prédio do instituto será erguido com características green building (1), sustentável e em conformidade com os requisitos do programa de certificação LEED (2) - Categoria Platinum (3), para projeto, construção e operação de construções ecológicas de alto desempenho. As instalações ocuparão uma área de aproximadamente 141 mil m² no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, situado entre a UFPA e a UFRA. O projeto do novo prédio é assinado pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha ganhador, em 2006, do Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Totalmente sustentável, prevendo reaproveitamento de água de chuva, uso de energia solar e de isolantes térmicos.

Outra inovação é que o prédio será suspenso sobre o rio Guamá, fazendo alusão às construções ribeirinhas da Amazônia e interferindo minimamente no meio ambiente, respeitando o regime das águas. As estruturas de aço ficarão suspensas, numa construção "a seco", e poderão ser transportadas pela estrada já em peças claramente configuradas, industrializadas, sem necessidade de técnicas tradicionais de edificação, envolvendo o consumo de água, pedra e cimento.

O Instituto Tecnológico Vale de Belém será dedicado a pesquisas de médio e longo prazos e cursos na área de desenvolvimento sustentável, ampliando a produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica, transformando Belém, nacional e internacionalmente, em um pólo de excelência na área de ciência e tecnologia no Brasil. Com previsão de inaugurar em 2014, o instituto contará com cerca de 300 profissionais do seu quadro próprio e de visitantes, entre os quais pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

(1) GBC Brasil - Green Building é uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construções sustentáveis através de capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações pratica e conhecimentos e promoção de processos de certificação.

(2) Certificação LEED - (Leadership in Energy and Environmental Design). Selo mundial de construções verdes.

(3) Categoria Platinum - Certificação de excelência em sustentabilidade ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário