Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um refúgio sustentável na mata Atlântica

A pousada Bromélias é um refúgio de tranqüilidade e paz em plena Mata Atlântica a apenas 20 minutos (17km) do Centro Histórico de Paraty. O local foi totalmente construído para se integrar à natureza numa área de 500.000m2, com cachoeira de águas cristalinas e piscina natural, uma natureza exuberante pela beleza da diversidade das árvores, da flora nativa, do paisagismo natural, pela quantidade de espécies de pássaros de rara beleza e dos pequenos animais silvestres que estão por toda parte.


Toda essa beleza natural veio dentro de um conceito de preservação, que é justamente o maior cartão postal da hospedagem. “Para receber hospedes em meio a natureza é necessário uma consciência ecológica, que traz junto algumas atitudes que fazem diferença.”, ressalta a proprietária Célia Regina Canosa.

Entre as ações estão o uso de produtos artesanais, como aromatizantes de ambientes, óleos e sabonetes, que são produzidos no local pela proprietária, que é artista plástica e farmacêutica. “Todo sabão utilizado na pousada é feito com óleo reaproveitado de nossa cozinha e de mais dois restaurantes da região.”, destaca ela.

No local também há uma horta orgânica, com adubo natural feito do reaproveitamento do restaurante, como cascas, frutas, entre outros, com os quais fazem um composto. “Plantamos o que é pertinente a um clima úmido, como, por exemplo, salsinha, cebolinha, almeirão, manjericão, alguns chás, entre outras coisas.”, descreve Célia.

Para compensar as emissões de CO2 geradas pela pousada e seus hóspedes, a Bromélias participa de um projeto da LEPAC, que é o Laboratório de Extensão da Unicamp em Paraty, na arborização da rodovia Rio-Santos (Paraty a Angra), com extensão de 70 km, cujo objetivo é reduzir as queimadas anuais nas margens cobertas por capinzal de fácil combustão na estação seca. “O LEPAC calcula o quanto emitimos de carbono e quanto de árvores precisamos plantar.”, conta aartista plástica e farmacêutica.

Os produtos adquiridos pela pousada são pensados não somente para o conforto dos hóspedes, mas também na busca de uma hospedagem mais ecológica, tanto que, recentemente, foi adquirido, por exemplo, um ar-condicionado que não faz barulho e funciona com gás ecológico.

Para conferir mais detalhes acesse http://www.pousadabromelias.com.br/ ou veja no http://videolog.tv/video.php?id=694104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário