Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Toyota recebe prêmio ambiental na Europa

A Toyota recebeu, na Europa, o Prêmio Indústria Verde 2011, organizado pelo World Trade Group, um dos maiores grupos europeus em transferência de conhecimento e eventos entre empresas. O prêmio reconhece feitos marcantes na indústria europeia, e seu anúncio foi realizado recentemente na cidade de Dusseldorf, na Alemanha.

O Prêmio Indústria Verde 2011 é oferecido a companhias que demonstram, com clareza, uma performance de destaque no equilíbrio entre produção industrial e preservação do meio ambiente. São avaliadas áreas como maximização dos níveis de eficiência energética, uso e tratamento da água, obediência à legislação ambiental e minimização de desperdício nos processos produtivos.

A Toyota obteve a melhor avaliação em relação à performance ambiental em seus processos industriais, demonstrando uma clara relação com o consagrado Sistema Toyota de Produção.

“Esse prêmio é um reconhecimento ao esforço dos membros de todas as plantas industriais da Europa, que buscam melhora contínua e aplicam seus conhecimentos e expertise no Sistema Toyota de Produção em suas atividades diárias”, diz Steve Hope, gerente geral de Engenharia de Campo e Segurança da Toyota na Europa.

Desde a instalação da primeira unidade industrial da Toyota na Europa, em 1992, a empresa é uma das líderes no quesito meio ambiente no continente. O Sistema de Gerenciamento Ambiental da Toyota em cada uma das cinco plantas europeias da montadora incorporam o princípio “verde, limpo e enxuto”, promovido por meio da aplicação contínua do Sistema Toyota de Produção, com o objetivo principal de eliminar desperdício.

De 2001 a 2009, as unidades industriais da Toyota na Europa reduziram o impacto consolidado por veículo em 40% no consumo de energia, 38% no desperdício de recursos, 51% na emissão de VOCs (compostos orgânicos voláteis) e 44% no uso de água.

Responsabilidade Socioambiental no Brasil

A nova planta que a Toyota está construindo em Sorocaba, no interior paulista, foi projetada sob o conceito Ecofactory, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. A unidade será a primeira fábrica da América Latina a utilizar esse sistema desenvolvido pela matriz da Toyota no Japão.

A planta seguirá rígidas metas de redução dos índices de emissões de dióxido de carbono e de VOCs e exigentes padrões de reutilização da água pluvial. A nova unidade ainda tem metas rigorosas quanto à diminuição na geração e destinação de resíduos, além da implantação de um processo de logística eficiente e com menor impacto ao meio ambiente.

Os cuidados previstos no conceito Ecofactory ainda se estendem à comunidade em torno da fábrica. Todo o projeto foi estruturado em conformidade com a legislação local, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e cidades vizinhas ou gerar risco de qualquer contaminação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário