Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Susipe e Senar promovem curso de horticultura a custodiados

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), promove curso de capacitação em horticultura básico que consiste na prática de manejo e cultivo de hortas. A atividade é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Esse já é o quinto curso em parceria com o Senar este ano. A carga horária é de 40 horas de aulas práticas e teóricas, que acontecem diariamente no turno matutino e vespertino. A iniciativa desenvolve a reinserção social do paciente e também oferece uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho.

O terapeuta ocupacional da unidade, Claudileno Nascimento, diz que este tipo de atividade é positiva até mesmo para a auto-estima do custodiado. “Além de trabalhar a capacidade e potencialidade dos pacientes, também cria perspectivas futuras para eles”, ressalta. No fim do curso, os participantes receberão certificado reconhecido nacionalmente para atuar no segmento de horticultura.

A instrutora do Senar Cristiane Duarte acredita que a interação com o aprendizado de outras práticas contribui para melhorar o comportamento dos custodiados, além de certificá-los para exercer uma atividade profissional. Para ela, essa oportunidade auxilia na capacidade motora e psicológica. “Esse tipo de dinâmica alivia o estresse e melhora o convívio deles aqui dentro” destaca.

A diretora do hospital, Amanda Bittencourt, explica que o curso é a continuidade de outros que já aconteceram em parceria com o Senar. Segundo a diretora, é um exercício de superação, já que eles se tratam de um público diferenciado de custodiados. É uma grande vitória quando eles participam de cursos de profissionalização e qualificação. “Para eles é maravilhosa esta oportunidade, até porque muitos são do interior do Estado. Quando eles saírem daqui, poderão aplicar esses conhecimentos”, destaca.

O curso beneficia também na reativação da horta que existe na unidade, onde os internos exercem outras atividades, como trabalho na cozinha, jardinagem, manutenção física e serviços gerais. O custodiado Antônio Freitas diz que já exercia a ocupação de agricultor e já sabia fazer alguns processos relacionados. “Agora estou aprendendo a teoria do que eu já sabia. Quando sair vou voltar a trabalhar com isso”, garante.

A unidade conta também com um ateliê de artes e artesanato, onde os custodiados fazem pintura e produção de artesanato. Recentemente o paciente Paulo Marcelo, que está no hospital, foi premiado por sua arte. Para a primeira mostra de ações de reinserção social do Pará, que vai ser promovida pela Susipe, a unidade vai levar exatamente essas produções artísticas dos pacientes, que são feitas no ateliê com a orientação do arte-educador da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário