Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sejudh promove mutirão de cidadania em comunidades quilombolas

As comunidades quilombolas de África e Laranjituba recebem nesta sexta-feira, 18, um mutirão de cidadania organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por intermédio do “Projeto Cidadania”. A ação assiste também integrantes de outras 35 comunidades do Baixo Tocantins. A programação começou às 8h e prossegue até às 18h, no Km 68 da Alça Viária, Ramal Baixo Caeté.

Cerca de dez servidores do Projeto da Sejudh trabalham nesta ação cidadã. A expectativa é emitir 250 documentos, dentre carteiras de identidades e profissionais. A equipe do projeto garante, ainda, a emissão de fotos 3x4 para facilitar o processo. “O mutirão de cidadania é muito importante para nós, quilombolas, que consideramos a terra um bem precioso. Sem o acesso à documentação, as pessoas ficavam esquecidas”, destaca Salomão Santos, quilombola da comunidade do Médio Itacuruçá.


Consciência Negra

Celebrado no próximo domingo (20), o Dia Nacional da Consciência Negra é alusivo à morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Nessa data serão promovidas ações de mobilização e conscientização social, e o Governo do Estado, por meio da Sejudh, destaca essa causa. “O 20 de novembro representa um momento de reflexão na luta por nossos direitos. Nesse dia, destacamos o protagonismo do negro nas transformações sociais", diz.

Medidas e ações como essas, apoiadas pela gestão estadual, tem o reconhecimento das comunidades tradicionais. “Antes, as políticas públicas não chegavam até nós. Agora, temos a esperança de melhorias. Esse mutirão, somado à programação da Semana da Consciência, representam um passo muito importante”, destaca Santos. "Ao longo da semana, queremos dar visibilidade às nossas riquezas, nosso artesanato, nossas heranças culturais, a independência e sustentabilidade quilombola”, ressalta o integrante da comunidade quilombola de Arquinec, Sebastião da Costa.

Articulada pela Coordenadoria Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Ceppir), a Semana da Consciência Negra iniciou, na última quarta-feira, 16 e, uma série de atividades alusivas à data. Na noite desta sexta-feira, 18, a partir das 20h, o Píer da Casa das Onze Janelas recebe será palco de um grande show com apresentações da cantora Mariza Black, do DJ Vinícius e da banda Araxé. A programação da semana prossegue até o dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário