Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Rede de agricultura de precisão apresenta 17 projetos no primeiro dia de convenção

No primeiro dia da segunda Convenção da Rede de Agricultura de Precisão II da Embrapa 17 projetos foram apresentados, dois deles referentes às atividades que estão sendo desenvolvidas na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, onde foi mapeada a condutividade do solo em pastagem, e na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, que está construindo um banco de dados sobre os resultados obtidos com as pesquisas da rede.

O evento é realizado até sexta-feira, 25, das 8 às 18 horas, na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), coordenadora da rede.

A condutividade elétrica é uma forma simples de estudar o solo. Esta medida pode indicar a textura, se é arenoso ou argiloso e a quantidade de matéria orgânica; estas características são importantes, porque indicam o potencial produtivo. Durante muito tempo, tanto plantações como solos, sempre foram gerenciados de forma homogênea, não levando em conta as variações inerentes em toda a sua extensão, definidas como variabilidade espacial.

Para mapear a condutividade do solo em área de pastagem, a Instrumentação construiu um protótipo de um sistema portátil, com boa capacidade de gravação de dados e que pode ser ajustado, de acordo com as várias culturas em estudo pela rede. Os métodos convencionais se apresentaram inadequados para algumas medidas, devido à dificuldade de deslocamento do aparelho.

O pesquisador Ladislau Rabello, responsável pelo desenvolvimento do protótipo e da pesquisa que mapeou a condutividade do solo, explica que o sistema foi projetado para fazer a leitura da área por meio de quatro pontos, determinando as características do solo. O protótipo faz medidas até 80 cm de profundidade, recebe e amplifica os sinais elétricos, faz o tratamento dos sinais lidos e os converte em níveis digitais, para depois fazer a sincronização dos dados e o armazenamento.

O equipamento foi testado em uma área de pastagem de capim Mombaça, com irrigação via pivô central, na Embrapa Pecuária Sudeste. “O protótipo mostrou-se eficiente para medidas de condutividade elétrica do solo, de maneira manual para áreas de difícil acesso e também de modo pontual, permitindo que o usuário selecione e defina os pontos de medida”, conclui o pesquisador. A Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), Embrapa Semiarido, em Petrolina (PE) e a Embrapa Solos, no Rio de Janeiro (RJ), também fizeram parte dos testes do equipamento.

TI

Para armazenar e recuperar os dados de pesquisas desenvolvidas pela Rede de Agricultura de Precisão, a Embrapa Informática Agropecuária está construindo um aplicativo com o emprego da tecnologia da informação, sendo a primeira ferramenta disponibilizada para os usuários da rede. O banco de dados já registrou os resultados de dois experimentos, um realizado em 17 hectares de cana-de-açúcar, na Fazenda Aparecida, em Mogi-Mirim (SP), e um em Cristalina (GO), com algodão, soja e milho na Fazenda Pamplona, do Grupo SLC.

O analista Eduardo Antonio Speranza disse que o sistema é desenvolvido baseado em software livre e é um avanço comparado aos demais aplicativos existentes no mercado, porque permite aos usuários realizarem a catalogação dos metadados (definido como dados que descrevem os dados, ou seja, são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados), referentes aos dados georrefenrenciados produzidos pela rede, a partir de um padrão pré-definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário