Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Produção de peixes cresce 60%

A produção de peixes por meio da aquicultura está crescendo rapidamente no mundo, de acordo com o relatório "Aquicultura Mundial 2010" divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo o levantamento, a produção proveniente da aquicultura cresceu mais de 60% em oito anos. Em 2000 foram produzidas 32,4 milhões de toneladas de peixes na aquicultura, número que atingiu 52,5 milhões de toneladas em 2008.

A FAO prevê que, a partir de 2012, mais da metade do consumo de peixes virá de animais criados e pescados na aquicultura e não mais dos mares. "Com a estagnação da captura de peixes e o aumento da população, a aquicultura apresenta grande potencial de produzir mais peixe no futuro para atender à demanda crescente por alimentos aquáticos seguros e com boa qualidade", afirma o relatório.

A produção está crescendo, porém ainda se concentra em determinadas regiões do globo. Em 2008, a região da Ásia-Pacífico produziu 89,1% dos peixes de aquicultura. A China, sozinha, foi responsável pela produção de 62,3%. Dos 15 maiores produtores de peixes em aquicultura, 11 estão na região da Ásia-Pacífico.

Pequenos aquicultores lideram a produção de peixes, porém na América Latina a maior parte da produção é feita por grandes empresas. Pequenos e médios aquicultores são os principais fornecedores de peixes da África, que tem previsões de aumentar sua produção nos próximos dez anos, segundo a FAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário