Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pré-seleção para professor visitante na UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abriu processo de pré-seleção de professor visitante, nível sênior, no âmbito do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) propicia às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) criadas a partir do ano 2000, bem como àquelas participantes do Programa REUNI. O edital publicado no endereço eletrônico da UFOPA (www.ufopa.edu.br) visa a promover uma pré-seleção de candidatos que integrarão a Proposta Institucional do PVNS, enquanto se aguarda o lançamento do edital da CAPES. A bolsa terá duração de 2 anos, prorrogável por mais 2.
São objetivos desta pré-seleção: 1. Oferecer condições para que professores de grande competência e capacidade de liderança possam conhecer e se integrar às programações científicas da UFOPA como relevantes para sua consolidação e seu aprimoramento; 2. propiciar uma aproximação dos candidatos às bolsas PVNS com a UFOPA para conhecimento mútuo, tendo em vista a adequação dos planos de trabalho aos objetivos nacionais e da Universidade; 3. apoiar a criação ou fortalecimento de grupos e linhas de pesquisa, voltados para as vocações regionais; 4. oferecer condições para que professores de grande competência e capacidade de liderança possam cumprir na instituição programações científicas relevantes para sua consolidação e seu aprimoramento; 5. contribuir para a execução e qualificação de planos institucionais de qualificação de docentes do ensino superior.
Entre os pré-requisitos a que os candidatos devem atender, incluem-se: ser portador de título de doutor há no mínimo 10 (dez) anos ou qualificação equivalente notoriamente reconhecida; estar aposentado ou oficialmente licenciado no momento da outorga da bolsa e possuir seu currículo devidamente atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos 10 (dez) anos; ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente.
A seleção dar-se-á pelos seguintes critérios: 1. cumprimento dos requisitos e normas fixados pelo programa da CAPES; 2. mérito acadêmico-científico do candidato; 3. mérito e exequibilidade do plano de trabalho proposto; 4. relevância, adequação e impacto do plano quanto ao cumprimento de projetos de desenvolvimento ou consolidação dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UFOPA; 5. grau de atendimento às prioridades estabelecidas pela CAPES para o apoio à proposta institucional.
As propostas dos pré-candidatos às bolsas PVNS deverão conter a seguinte documentação: a) carta proposta, expondo os motivos para a pretensão de trabalhar na UFOPA e se comprometendo a assumir a bolsa caso seja aprovado pela CAPES; b) cópia atualizada do currículo disponível na Plataforma Lattes; c) termo de compromisso do Professor Visitante (anexo II).
As propostas deverão ser encaminhadas, até no máximo 1 semana antes do prazo a ser estabelecido em edital pela CAPES, para os endereços eletrônicos ximenes@ufpa.br ou rbo@ufpa.br, e por meio impresso, pelo correio, para o endereço:
Universidade Federal do Oeste do Pará
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica
Rua Vera Paz, s/n – Bairro do Salé - Campus Tapajós
68035-110 – Santarém, Pará
Mais informações e contatos: Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte
Telefone: (93) 2101-4919, (91) 8115-9185
Endereço eletrônico: ximenes@ufpa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário