Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plano Estadual de Qualificação no Turismo começa a ser implementado pela Paratur

O Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará, lançado no último dia 31 pelo governador Simão Jatene e o presidente da Paratur, Adenauer Góes, já começa a ser implementado internamente na Paratur, onde, no último dia 25, foi realizada uma oficina de trabalho de identificação de necessidades de treinamentos em turismo nos 60 municípios que vão ser contemplados com cursos e oficinas de qualificação profissional.

O Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará (PEQTur/ PA), que chega atrelado à nova marca turística do Pará e ao Plano Estratégico de Turismo do Pará, prevê a qualificação profissional de mais de 10 mil pessoas entre 2012 e 2015. Suas ações vão complementar a qualificação de 1330 pessoas, em 2011, pela Paratur através do Plano de Qualificação Emergencial em Turismo, que contempla 15 municípios e já certificou profissionais em Bragança, (95), Marapanim (74), Curuçá (80), Quatipuru (40).

O objetivo da oficina foi orientar o corpo técnico da Paratur que vai atuar no Plano, assim como agentes externos envolvidos, como secretarias de turismo, empresas e outros, definindo estratégias de planejamento e identificação de necessidades de treinamentos em turismo. Estiveram presentes secretarias municipais de turismo, conselho municipal de associações comerciais, representantes da iniciativa privada.

O credenciamento e distribuição da Cartilha do PEQTur fez parte da primeira parte da programação, que contou com a presença de Adenauer Góes, presidente da Paratur. Elinéa Ruth Campos, coordenadora do PEQTur/ PA fez as orientações técnicas dos trabalhos. Logo em seguida, Conceição Silva da Silva, assessora da Paratur, falou do “Papel da Governança Municipal na Execução da Política do Turismo”.

O segundo tema da palestra, “Orientações e Definições de Estratégias de Planejamento e Identificação de Necessidades de Treinamento em Turismo”, foi exposto por Maria José Jackson, Mestre em planejamento Regional e doutora em Sociologia, na Université Paris III - Sorbonne. “Delinear o significado do treinamento de qualificação profissional e competências que são conceitos básicos fundamentais para quem vai pensar em elaborar um planejamento de qualificação profissional em seu município”, explica Maria José. Os conceitos utilizados pela socióloga são originados de estudiosos na área de educação, economia, da sociologia do trabalho.

O objetivo da palestra foi fundamentar teoricamente as questões relevantes ao turismo para serem colocadas em prática. A intenção é mostrar, de forma didática, a metodologia a ser desenvolvida no instrumento que foi distribuído pela Paratur, em que será disputado e discutido as possibilidades do turismo paraense, disse a socióloga. “Consideramos que o programa intervém numa importância fundamental e é baseado no programa que naturalmente haja a possibilidade de crescimento do município na área, diz João Lima, secretário municipal de turismo de Soure e presidente do Polo Marajó.

O evento foi encerrado e contou com a presença de cerca 20 de pessoas, entre elas representantes dos 68 municípios do Pará que fazem parte do primeiro processo do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), que recebe entre 2012 e 2015 algum tipo de qualificação. O Programa foi lançado juntamente com o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, a nova marca e novo site turístico do Pará, no último dia 31 de outubro, na Estação das Docas em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário