Dezenas de milhões de flamingos, cegonhas, pelicanos e outras aves migratórias estão sendo mortos no mundo ao colidirem com fios de energia, diz um novo estudo. Incêndios estão sendo causados em áreas dos Estados Unidos e Leste Europeu por pássaros que batem em cabos de energia e atingem o solo em chamas.
O estudo foi apresentado ontem na Convenção Sobre Espécies Migratórias em Bergen, Noruega. Dezenas de milhões de pássaros estão sendo eletrocutados também na Ásia e na África, diz o documento. O ornitologista holandês Hein Prinsen, que participou do trabalho, disse que “a colisão e a eletrocução estão entre os mais importantes fatores da mortalidade de pássaros causadas por humanos”, junto com a caça. Há 43 milhões de cabos de energia no mundo, diz a Msnbc.“Hoje, o Leste Europeu é um foco de problemas, para grandes abetardas e aves de caça”, disse John O’Sullivan, ex-membro da Socieade Real Para a Proteção dos Pássaros.
“Mas a pior situação vai se encontrada em breve na Índia e na África, onde grandes quantidades de linhas de energia estão sendo instaladas, e onde há populações de pássaros muito grandes”, acrescentou ele.
O’Sullivan disse que faz “muito sentido” tentar resolver o problema, porque a falta de energia que resulta de colisões tem “custos altos para a sociedade”. Doze por cento das garças azuis morrem anualmente colidindo com linhas de energia na África do Sul. A garça azul é o pássaro nacional do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário