Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mulheres da Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba são capacitadas na produção de cosméticos

Mulheres que integram a Associação Agroextrativistas do Rio Mucutá, da Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba, localizada no município de Curralinho, na Ilha de Marajó, no estado do Pará, receberam oficina de capacitação para produção de cosméticos naturais.

Elas receberam informações teóricas e práticas para produção artesanal de loção e óleo bifásico repelente à base de essência do óleo de andiroba e citronela. Esses cosméticos naturais têm uso estético e servem como repelentes de insetos ajudando na prevenção dos casos de dengue e malária que afligem anualmente milhares de famílias nessa região da Ilha de Marajó.

Esta foi mais uma ação do "Projeto Medida de Desenvolvimento (MD) Manejo e Desenvolvimento Sustentável nas Florestas do Marajó" que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS), a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR).

A professora Edel Moraes foi a responsável pela organização dessa oficina que contou com apoio da técnica do CNS/GIZ Johana Below, da estudante do ensino médio, Letícia Santiago e do artesão, Francisco Pereira.

"Esse trabalho junto aos moradores é uma forma de fortalecer a autoestima da mulher marajoara, oferecendo uma oportunidade para que elas se organizem e com isso tenham a possibilidade de geração de renda. Acredito que através desse trabalho iremos colher muitos frutos e esperamos levar nas próximas semanas essas capacitações para as mulheres da Resex Mapuá no município de Breves", destaca a professora Edel Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário