Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Idealizador do Projeto Rios Voadores será condecorado pela Rainha Elizabeth

A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, concederá a Gerárd Moss, idealizador do Projeto Rios Voadores, a medalha e o título de Membro da Ordem do Império Britânico – MBE. A condecoração ocorrerá no dia 18 de novembro, no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra. Gerárd Moss será reconhecido pelos serviços prestados em questões do meio ambiente no Brasil. Com o Projeto Rios Voadores, patrocinado desde 2003 pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, ele viabilizou pesquisas sobre a influência no clima brasileiro das correntes de ar carregadas de vapor de água que atravessam a Amazônia e levam a umidade para outras regiões do Brasil – os chamados “rios voadores”.

Explorador ambiental, piloto e engenheiro, o inglês Gerárd naturalizou-se brasileiro há duas décadas. No Brasil, ele tem se dedicado a promover a preservação e o uso racional das águas. “Estou muito surpreso e honrado por ter sido indicado para receber a condecoração MBE. Mas tenho plena consciência de que esse reconhecimento vem graças à colaboração que tive durante muitos anos de vários cientistas brasileiros, nos projetos Brasil das Águas e Rios Voadores, e à confiança dos responsáveis pelo Programa Petrobras Ambiental”, diz Moss.

O projeto é realizado através de uma expedição aérea que percorre os “rios voadores”, coletando amostras de vapor de água, com objetivo de pesquisar como o desmatamento da floresta pode afetar o clima e alterar o ciclo hidrológico, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Novas pesquisas serão realizadas para estudar a origem do vapor de água e calcular o volume da água cedida para a atmosfera pela evaporação das folhas e transpiração das árvores e plantas.

Em iniciativa inédita, Gérard Moss optou por utilizar um balão que fará voos para a coleta de amostras rentes a copas de árvores e a campos degradados ou de plantio. “É uma excelente plataforma que permite uma observação mais próxima destas áreas”, explica. As informações coletadas também devem servir para que os estudiosos das mudanças climáticas possam validar seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário