Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Femarh estuda prorrogar a lei Roraima Sustentável

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Luís Emi de Sousa Leitão, montou um comitê para elaborar o projeto que tem a finalidade de prorrogar a Lei 149, de 16 de outubro de 2009, conhecida como Roraima Sustentável, que disciplina o processo de licenciamento ambiental dos imóveis rurais. O objetivo é dar mais prazo aos produtores de Roraima e assim afinar ações com a política nacional de incentivos para reduzir o desmatamento nos estados da Amazônia Legal.

A decisão ocorreu após a segunda reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, que aconteceu em Belém, no último dia 16. As discussões foram sobre os sistemas de licenciamento ambiental, planos de ação para prevenção do desmatamento e de queimadas, a política estadual de mudanças climáticas, o sistema estadual de Redução do Desmatamento (REDD) e zoneamento socioeconômico e ecológico. 

Segundo Emi Leitão, o Plano de Roraima está na primeira fase e consiste no diagnóstico do avanço do desmatamento no estado e quais municípios têm dificuldade em criar ações de desenvolvimento sem comprometer o uso dos recursos naturais. Ele é fundamentado em políticas de controle ambiental, gestão territorial, comunicação e legislação.

O presidente informou que a Femarh tem como prioridade a criação de instrumentos que resultem na regularização fundiária das áreas produtivas.

De acordo com a proposta da legislação federal, as compensações deverão contemplar as reduções de emissões de carbono e a conservação florestal (estoque).

No Fórum, houve a necessidade de estabelecer previamente quem será beneficiado e como será repartido de forma justa e equitativa, respeitando os direitos dos povos da floresta.

“O plano de redução do desmatamento de Roraima já foi apresentado aos prefeitos e secretários de meio ambiente e eles devem apresentar seus pleitos no dia 7 de dezembro. Além deles, precisamos também envolver os secretários de agricultura, o Iteraima, floresta, indústria e outros para definir nossas metas e prioridades para melhor servir nosso estado” concluiu.

O Comitê trabalha com tempo exíguo, já que o ano legislativo se encerra no dia 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário