Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Família real britânica se desentende sobre ambiente

Parece que a realeza britânica anda precisando de um pouco de terapia familiar, esta semana. Enquanto o príncipe Charles toca seus diversos projetos ambientais, seu pai, o príncipe Philip, desanca a energia eólica em público, comenta o Tree Hugger.

O duque de Edimburgo, que tem 90 anos, nunca escondeu suas opiniões, nem temeu ser visto como politicamente incorreto. Mas agora ele se envolveu em um debate por ter dito algumas francas palavras para um empresário da energia solar. O empresário se apresentou ao nobre e depois comentou sobre as opiniões dele a respeito da energia eólica: “Ele disse que ela é completamente inútil, dependente de subsídios e uma absoluta desgraça”. Depois de mais um pouco de discussão, o príncipe perguntou: “Você não acredita em contos de fadas, não?”

Quando o empresário lhe sugeriu que ele poderia colocar umas turbinas em suas propriedades, ele rebateu: “Fique longe de minhas terras, meu jovem”. O duque disse ainda que elas eram feias. Seu filho também não permitiu instalações delas em suas terras. Mas o conjunto de propriedades e imóveis da realeza conhecidos como Crown States, faz uma fortuna com turbinas eólicas em seus territórios. Sob novas leis, podem ainda ter mais lucros no futuro. As opiniões do príncipe são particularmente problemáticas, porque estão em oposição à política do governo britânico de aumentar a quantidade de turinas eólicas na nação. O Reino Unido tem 3.421 turbinas – 2.941 delas em terra – e espera construir em breve outras 4.500. Na semana passada, o secretário de energia disse que seus oponentes eram “ranhetas”. Nada mais britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário