Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FACED promove V SAPIS



Introdução






O monitoramento da biodiversidade de UCs é uma ferramenta que diferentes instituições do Amazonas, como a FVA, ICMBIO, SDS/CEUC vêm utilizando/aplicando com a finalidade de gerar conhecimento e subsidiar a gestão das UCs. A participação de moradores como monitores e agentes/atores fundamentais na coleta de dados está sendo uma experiência muito interessante em algumas UCs federal e estadual com dois anos de coleta de dados, de aperfeiçoamento e adequação da metodologia. Espera-se que os moradores dominem a ferramenta para aturarem de forma mais efetiva na gestão das UCs.

Objetivos
O presente workshop tem como objetivo apresentar o monitoramento da biodiversidade e de uso de recursos naturais por populações tradicionais como uma ferramenta importante para a gestão das áreas protegidas, para o manejo dos recursos naturais e planejamento de suas produções/produtos derivados do roçado entre outros. Também, serão apresentados estudos de caso de monitoramento da biodiversidade/uso de recursos naturais com resultados reais e práticos visando troca de experiências entre diferentes instituições e moradores de áreas protegidas. O monitoramento também apresenta diferentes desafios que devem ser colocados e discutidos.

Público-Alvo
O seminário é aberto para todos os interessados na temática, mas deseja-se a participação de diferentes atores representantes de instituições governamentais como gestores de UCs (ICMBIO, SDS/CEUC, SEMMA); moradores de UCs e TIs; organizações da sociedade civil atuantes na região com o tema em questão e, também, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais.

Palestras, Palestrantes e Instituições confirmadas que irão compor a mesa:

1.     Sistema de monitoramento de uso de recursos naturais por populações tradicionais na bacia do Rio Unini – Marcelo Moreira / FVA.
2.     PROBUC: Monitoramento participativo em Unidades de Conservação do Amazonas - Sinomar Fonseca Júnior  / SDS/CEUC.
3.     Monitoramento da biodiversidade: uma ferramenta importante para a conservação - Marcelo Lima / WCS-Brasil
Para mais informações sobre o V SAPIS, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário