Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ecologista bilionário David de Rothschild critica ambientalismo contraditório de Neil Young

O bilionário David de Rothschild é herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, administrada pela família de banqueiros britânicos Rothschild. Nem por isso se exime de ir à luta. Ao menos, foi essa a impressão que ele procurou transmitir à plateia do 2º Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, nesta segunda-feira. Rothschild se apresentou como ecologista sério e criticou a postura do roqueiro Neil Young, de defender uma coisa e fazer outra. Para o ambientalista, é um problema as pessoas terem um grande ego e tomarem ações isoladas pensando que vão salvar o planeta. Segundo ele, é preciso um trabalho em equipe. "Por vestirmos roupa, às vezes esquecemos que fazemos parte da natureza. Não existe nada isolado. Todo mundo está conectado."

Barbudo e despojado, o herdeiro Rothschild cantou enquanto esperava um vídeo sobre as consequências da usina Belo Monte, projeto que critica, no melhor estilo Eduardo Suplicy. Já no final de sua palestra, outro vídeo foi passado e Rothschild deitou no chão para assistir.

Ao lado do ambientalista, Céline Cousteau, neta do historiador marítimo Jacques Cousteau, ecoava a opinião de que é preciso viver conectado com a natureza. Formada em psicologia e relações interculturais, Céline criou a ONG CauseCentric para produzir documentários curtos sobre a vida de pessoas que estão vivendo em equilíbrio com o ambiente, o que seria uma solução para o mundo. "Nós precisamos voltar para o início dos tempos, quando sabíamos viver em equilíbrio com a natureza", disse.

A ambientalista francesa disse que parte da inspiração para seu trabalho veio de seu avô. Ela já esteve na Amazônia e acredita que é preciso primeiro entender a região, as pessoas que vivem nela e sua relação com a floresta, para então protegê-la. "Para começar a cuidar do meio ambiente, temos primeiro que cuidar das pessoas." Céline aproveitou a presença no SWU e assistiu, na noite deste domingo, às apresentações de Chris Cornell, Duran Duran e Peter Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário