Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Congresso debate sistemas agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais na paisagem florestal do país terão espaço garantido na programação do VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), a ser realizado no período de 21 a 25 de novembro de 2011, no Centro de Convenções Benedito Nunes (na Universidade Federal do Pará - UFPA). O evento em comemoração ao Ano Internacional das Florestas – estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) - está com suas inscrições abertas em seu site (www.cbsaf.com.br) até o próximo dia 18 de novembro. Após essa data, as inscrições devem ser feitas apenas no local do evento.

Com o tema “Sistemas Agroflorestais na Paisagem Florestal: Desafios Científicos, Tecnológicos e de Políticas para integrar benefícios Locais e Globais", o congresso tem o objetivo de avaliar os aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao papel dos sistemas agroflorestais na recuperação das florestas. “Será uma oportunidade de intercâmbio de experiências entre pesquisadores, extensionistas, agricultores, estudantes e consumidores de produtos e serviços relacionados à atividade agroflorestal no país”, avalia o coordenador geral do evento, o pesquisador da Embrapa Osvaldo Kato.

Ele diz que o Estado do Pará foi escolhido pela sua importância estratégica no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais para a Amazônia e o país. “Há mais de 40 anos, o Estado destaca-se na implantação de áreas agroflorestais, principalmente na região nordeste do Estado”, afirma Kato.

O VIII CBSAF é promovido Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e realizado por um conjunto de instituições, entre elas Embrapa Amazônia Oriental, Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), Comitê Executivo do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento contará com três eixos temáticos: “SAFs e os benefícios locais para a geração de renda, segurança alimentar e sustentabilidade da propriedade”, “SAFs e benefícios ambientais globais: clima, carbono, biodiversidade e água” e “Integrando tecnologias, políticas e saberes para a recuperação florestal através de SAFs”, os quais farão parte da programação cientifica do Congresso que terá conferências, simpósios, sessões temáticas para apresentação de trabalhos (oral e em pôsteres), minicursos e visitas técnicas.


Histórico

O primeiro evento nacional que tratou sobre Sistemas Agroflorestais foi o II Encontro Brasileiro de Economia e Planejamento Florestal, realizado em Curitiba em 1991, pelo Centro Nacional de Pesquisas de Florestas da Embrapa, cuja temática central foi Sistemas Agroflorestais no Brasil: aspectos técnicos e econômicos. Devido ao sucesso, os coordenadores do evento recomendaram que o tema Sistemas Agroflorestais tivesse um congresso próprio.

Assim, em 1994 aconteceu o I Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais e I Encontro sobre Sistemas Agroflorestais nos países do Mercosul, em Porto Velho, Rondônia, sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa de Florestas e pelo Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia, ambos da Embrapa. Esse evento teve como tema central Sistemas Agroflorestais no Desenvolvimento Sustentável. O objetivo principal foi o de conscientizar o público participante sobre a importância de práticas agroflorestais como alternativa sustentável de uso da terra.
O II Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais foi realizado em Belém, Pará, em 1998, pela Embrapa Amazônia Oriental, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará – FCAP (hoje UFRA) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC. O tema central abordou os Sistemas Agroflorestais no Contexto da Qualidade Ambiental e Competitividade. Neste evento foram discutidos principalmente os processos biofísicos de funcionamento de SAFs e suas metodologias de avaliação.
Em 2000, em Manaus - Amazonas, foi realizado o III Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, sob coordenação da Embrapa Amazônia Ocidental, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA, da Universidade do Amazonas – UA e do Instituto de Tecnologia do Amazonas – ITAM. O tema central escolhido foi Sistemas Agroflorestais: Manejando a Biodiversidade e Compondo a Paisagem Rural. Nesse congresso foi criada a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), fórum de discussão e aglutinação dos profissionais e estudantes da área, com o objetivo de promover os SAFs como sistemas sustentáveis de uso da terra e agregar informações e discussões para repasse à sociedade.
Sob a promoção da CEPLAC e da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC foi realizado em 2002, na cidade de Ilhéus, Bahia, o IV Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais com o tema Sistemas Agroflorestais: Tendência da Agricultura Ecológica nos Trópicos: Sustento de Vida e Sustento da Vida.


O V Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais foi realizado na cidade de Curitiba, Paraná, em 2004, pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais - SBSAF e Embrapa Florestas. O tema desenvolvido foi SAFs: Desenvolvimento com Proteção Ambiental. O VI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais realizou-se na cidade de Campos de Goitacazes - Rio de Janeiro, em 2006, e abordou a temática: Bases Científicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Pautado pelas sugestões dos participantes de duas oficinas, constituídas por representantes de instituições de pesquisa e extensão rural, academia, ministérios e movimentos sociais, o VII Congresso teve como tema Diálogo e Integração de Saberes em Sistemas Agroflorestais para Sociedades Sustentáveis, com o objetivo central de compartilhar conhecimentos que promovam a sustentabilidade local e global com o uso de SAFs.
Em 2011, no âmbito do Ano Internacional das florestas, em Belém, Pará, a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais - SBSAF em conjunto com a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Embrapa Amazônia Oriental, Centro Florestal Mundial - ICRAF, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira- CEPLAc e a Universidade Federal do Pará - UFPA entre outras instituições realizam o VIII Congresso de Sistemas Agroflorestais com o tema central "Sistemas Agroflorestais na Paisagem Florestal: Desafios Científicos, Tecnológicos e de Políticas para integrar benefícios Locais e Globais".


Serviço: VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF)
Data: 21 a 25/11/2011
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes (campus da Universidade Federal do Pará)
Inscrições: www.cbsaf.com.br
Informações: cbsaf2011@gmail.com ou pelo telefone: (091) 3228-4893

Nenhum comentário:

Postar um comentário