Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bill Gates quer que EUA tripliquem investimento verde

Segundo ele, o país não têm opções

Bill Gates, o criador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, pediu que o governo americano triplique seus investimentos em tecnologias verdes, para que eles cheguem a U$ 16 bilhões por ano, alertando que o país está ficando para trás da China, França e Canadá em seus esforços de desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Escrevendo sexta-feira passa na Science, Gates afirmou que o governo deveria restaurar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de energia, que caíram para U$ 5 bilhões por ano nas três últimas décadas.

Citando um relatório recente do American Energy Innovation Council, Gates disse que o governo poderia pagar o aumento do investimento reduzindo ou eliminando subsídios atuais para empresas de energia já estabelecidas, desviando uma porção de royalties da produção doméstica de energia e impondo um preço sobre o carbono. “Qualquer combinação destas coisas fornece os fundos necessearios para aumentar a inovação energética”, segundo ele.

Gates argumentou que o governo dos EUA “não tem outra opção” a não ser aumentar seus investimentos em energia limpa, “porque os combustíveis fósseis são sujeitos a flutuações extremas de preços e são uma causa do aquecimento global”.

Ele advertiu que os EUA estão perdendo a corrida para uma economia de baixo carbono, enquanto gasta U$ 1 bilhão por dia importando petróleo, enquanto que países como China, Alemanha, Japão e Coréia estão fazendo grandes invstimentos em tecnologia limpa. “A criação de novos serviços, produtos e empregos em novas fontes de energia são uma boa coisa onde quer que aconteçam, mas seria um erro de cálculo se os EUA perdessem esta oportunidade singular”, afirmou ele, segundo oBusiness Green.

Nenhum comentário:

Postar um comentário