Apontado como um dos grandes entraves para a melhora do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, a falta de saneamento básico para mais da metade da população brasileira será um dos temas a serem tratados no II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que acontece de 6 e 9 de novembro em Londrina (PR). "Na média, apenas 44,5% da população tem rede de esgoto, mas a situação é mais grave para os moradores do norte (13,5%) e nordeste (33,8%). Queremos mostrar soluções e discutir gestão de recursos para colocar o Brasil em outro patamar", comentou a professora Cláudia Cristina Ciappina Feijó, coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Unopar e uma das organizadoras do evento.
O assunto será tratado em mesa redonda com a superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas (ANA), Flávia Gomes Barros, e o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Pedro Luís Prado Franco. Será realizada, também, visita técnica a uma estação de tratamento de esgoto de Londrina, município onde a coleta atinge 89% da área urbana, de modo que 100% do esgoto coletado passa pelo processo de tratamento. Londrina tem como meta coletar 93% em 2013. "É uma área onde o investimento tem retornos imediatos na área de saúde, com amplos benefícios na área de educação, social e ambiental", avalia Cláudia.
Também participarão do evento, que será aberto domingo na Universidade Norte do Paraná - Unopar, representantes do Ministério das Cidades, do TCU, da Embrapa, do Ibama, da ABNT. Dentre os assuntos que serão abordados estão licenciamento ambiental nas organizações; passivos ambientais; gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; gestão de resíduos agroindustriais; rotulagem ambiental; gestão ambiental da indústria; a Política Nacional de Recursos Hídricos; o Pacto Global e Prme; gestão de áreas verdes urbanas; mercado de trabalho da área de gestão ambiental; e pagamento por serviços ambientais. A inscrição para o Congresso pode ser feita no site http://www.ibeas.org.br/congresso2.
Visitas técnicas
Na programação no II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental estão previstas quatro visitas técnicas a experiências de gestão ambiental. As saídas ocorrerão terça e quarta-feira (8 e 9 de novembro) a partir 8h. No dia 8 os participantes poderão conhecer o loteamento Ecovillas do Lago e seu trabalho para obtenção de licença ambiental e as ações e programas desenvolvidas pelo empreendimento ou o trabalho realizado pela SANEPAR ETE Sul, a Companhia de Saneamento do Paraná, que realiza ações no âmbito da gestão de ambiental da água e esgoto, inclusive com a utilização de lodo na agricultura. As duas últimas visitas serão à Companhia Iguaçu de Café Iguaçu que realiza um trabalho de tratamento de efluentes e sistematizou sua gestão ambiental reduzindo emissões atmosféricas; e ao Cemitério Parque das Alamandas, um dos primeiros do Paraná a realizar estudos ambientais amplos para avaliar os potenciais impactos ambientais e propostas de mitigação.
O que: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Quando: de 6 a 9 de novembro de 2011
Onde: Unopar Campus Piza - Av. Paris, 675, Jardim Piza, Londrina/PR
Site: http://www.ibeas.org.br/congresso2/

Nenhum comentário:
Postar um comentário