Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 19 de novembro de 2011

Avis Brasilis lança livro inovador sobre insetos brasileiros

A Avis Brasilis, uma das principais editoras de títulos ecológicos e culturais do país, lança em outubro o livro “Insetos: Magia, Formas e Cores”, com textos do pintor naturalista e pesquisador da flora e fauna brasileira, Tomas Sigrist, e imagens do fotógrafo Lester Scalon, especializado em fotos de natureza.

A obra possibilitará que estudantes, educadores, profissionais do setor e o público leigo tenham acesso a uma série de informações, além de extensa galeria fotográfica, que retrata a grande diversidade de espécies encontradas no Brasil. Entre elas, destacam-se o besouro arlequim Acrocinus longimanus (Coleoptera Cerambycidae), e a mariposa Thysania agrippina(Noctuidae), dois dos maiores insetos do mundo, reproduzidos no livro em escala próxima ao natural.

O livro com 240 páginas e com formato 30x24 cm panorâmico, é ilustrado com mais de 300 fotos, selecionadas de um trabalho realizado por Lester Scalon entre 2008 e 2011. “Geralmente, as pessoas utilizam a arte da fotografia para registrar o mundo visível que as cerca. Já a nossa proposta é oferecer ao leitor uma perspectiva inovadora da encantadora beleza do oculto mundo desses seres minúsculos, que também fazem parte de nosso cotidiano, embora sejam pouco visíveis aos nossos olhos”, explica Scalon.

De acordo com a literatura científica, os insetos representam três quartos de todos os animais identificados na Terra e apesar do pequeno tamanho, têm uma enorme importância e uma estética toda própria. “Apenas 15% dos insetos são conhecidos no planeta e isso corresponde a 50 milhões de espécies. Há ainda muito o que explorar, porque temos 85% de espécies totalmente desconhecidas. É um desafio e tanto”, constata Scalon.


O projeto

Entusiasmado com a inovação do projeto, Sigrist conta que ele e Scalon decidiram buscar inspiração no universo dos insetos em função dos incríveis detalhes e formas que as imagens ampliadas proporcionam. “Foi um trabalho de equipe realmente fantástico. As imagens captadas por Scalon não possuem a frieza de uma produção de estúdio. Tudo foi feito com muita técnica e emoção. E o leitor terá essa percepção”, ressalta.

Scalon, por sua vez, destaca que um dos objetivos do livro é direcionar o olhar do leitor para a composição cromática e o relevo das formas curiosas dos insetos, em imagens de alta definição, somando, a um só tempo, a macrofotografia com a pintura acadêmica.


Expedição fotográfica

Para conseguir ilustrar amplamente esse universo, os autores do livro visitaram lugares incomuns, como as matas de galeria e canyonsprofundos em regiões do Brasil Central. “Estes lugares, quase inacessíveis, possuem uma carga sensitiva e artística de muita beleza”, pontua Sigrist. “Além disso, as imagens obtidas incidem uma nova perspectiva de luz e cor nos relevos corporais dos insetos”.

Técnica

Lester Scalon explica que a técnica desenvolvida residiu em procurar insetos imóveis, que pareciam “dormir”, e colocou sua câmera a poucos milímetros deles para conseguir o efeito desejado, penetrou em florestas e cerrados muito cedo, por volta das quatro horas da manhã. “Entre as cinco e às nove horas da manhã os insetos estão dormindo, devido às baixas temperaturas, o que permite uma franca aproximação. O difícil é encontrá-los. É preciso fotografar muito rápido porque o orvalho desaparece rapidamente, levando o frio consigo”, observa.

Além das fotografias, o livro traz informações curiosas por meio de textos e ilustrações artísticas, trabalhadas em técnicas de pintura em sépia, criando imagens de referência, inclusas no final da obra.

A fisiologia dos insetos

Os insetos são seres invertebrados segmentados que possuem um esqueleto externo articulado ou exoesqueleto, característica comum a todos os artrópodes. Todos os insetos têm uma aparência geral: seis pernas (três pares) e três seções do corpo, a cabeça, o tórax e o abdome. Geralmente têm um ou dois pares de asas.

Sobre Lester Scalon

Nascido em 1959, o fotógrafo mineiro Lester Scalon sempre foi um apaixonado pela natureza, vivendo e convivendo com ela uma vida inteira. É artista plástico, ilustrador, desenhista e pescador esportivo profissional. Entre tantos trabalhos suas imagens de natureza foram capa de mais de 20 milhões de listas telefônicas do Guiatel em Minas Gerais.Em 2007 ganhou o prêmio “Abril de Jornalismo” com imagens de pesca esportiva para o Guia 4 Rodas Pesca. Em 2010 lançou o livro fotográfico Serra da Canastra, imagens que também ilustraram o calendário comemorativo dos 120 anos da editora Melhoramentos. Atualmente esta desenvolvendo vários trabalhos fotográficos sobre natureza, em especial uma série sobre Unidades de conservação.


Sobre Tomas Sigrist

Desenhista desde os 14 anos, Tomas é formado em química. Em 1986, iniciou sua carreira como pintor naturalista, atingindo um estilo próprio de expressão para representar elementos da fauna e flora brasileiras, trabalho para o qual desenvolve pesquisas no campo, em museus e bibliotecas. Já escreveu diversos artigos científicos sobre aves e ilustrou dezenas de livros para outros autores. No começo dos anos 1990, auxiliou Edwin O´Neal Willis em seu livro “Aves do Estado de São Paulo”. O projeto durou sete anos. Em 2003, fundou a editora Avis Brasilis e no ano seguinte lançou “Aves do Brasil – Uma visão Artística”, a que se seguiram “Aves do Brasil Oriental”, “Aves da Amazônia”, “Guia de Campo - Avifauna Brasileira” e “Iconografia das aves do Brasil, Cerrado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário