Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ator de 007, Pierce Brosnan é exemplo de ativismo ambiental

O muito arrojado Pierce Brosnan, que saltou para a fama no início dos anos oitenta como o personagem principal na série televisão, Remington Steel e, em seguida, quando manteve sua popularidade com trabalho em filmes como O Inferno de Dante, The Thomas Crown Affair e mais importante como o sexy agente secreto 007, James Bond, tem um “coração verde”.


Brosnan já foi notícia pelo seu trabalho de caridade e ativismo ambiental. O ator e ativista foi nomeado como o ambientalista mais bem vestido pela “Sustainable Style Foundation”, em português “Fundação Estilo Sustentável”, em 2004.

Consciente das questões como o desarmamento nuclear quando tinha nove anos de idade, quando a condenação mundial dos testes nucleares de 1962 nos EUA, em Nevada foi notícia internacional, Brosnan se envolveu ativamente e participou de conferências de imprensa em Washington DC para ajudar o Greenpeace com esta questão.

Em outra ação, ele mesmo teria boicotado o Primeiro-Ministro francês em seu filme de James Bond, GoldenEye, para apoiar o protesto do Greenpeace contra o programa de teste nuclear francês.

Pierce Brosnan e sua esposa, Keely Shaye Smith, são ambientalistas comprometidos, com interesses em assuntos que incluem “ar limpo” e campanhas de água, proteção de mamíferos marinhos e de zonas úmidas, e opondo-se a projetos ambientalmente prejudiciais.

De 1997 a 2000, o casal trabalhou com o Natural Resources Defense Council (NRDC) e o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW sigla em inglês), nos EUA, para parar a fábrica de sal proposta para ser construída em Laguna San Ignacio, península da Baixa Califórnia, no México.

Sua vitória sem precedentes impediu a destruição do último terreno fértil – local com condições favoráveis para o desenvolvimento e multiplicação da baleia cinzenta do Pacífico.

O casal juntamente com a atriz Halle Berry e a modelo Cindy Crawford também combateram, com sucesso, as instalações do Cabrillo Port Liquefied Natural Gas (GNL), que foi proposto para a costa de Malibu e causaria danos à vida marinha ali.

O projeto GNL colocou significativos e potencialmente irreversíveis impactos negativos para a costa, o ambiente e a segurança da comunidade. O State Lands Commission, eventualmente, negou a concessão para construir o terminal.

Como se não bastasse, Brosnan é também um pintor talentoso. O ator produz paisagens coloridas e retratos de família. Muitos de seus trabalhos já foram vendidos para arrecadar dinheiro para várias instituições de caridade ambiental, e instituições que cuidam da saúde de mulheres e crianças.

Em 1997, o presidente Mikhail Gorbachev presenteou Pierce com um Prêmio de Liderança Ambiental, citando-o como um líder realmente comprometido, cujas ações ousadas e de voz inteligente têm sido fundamentais para a proteção dos mamíferos marinhos, bem como o de frágeis ecossistemas.

Em 2008, o casal de holywood foi introduzido no Hall da Fama Ambiental. De acordo com relatos, o casal doou mais de US$ 1 milhão para várias iniciativas ambientais.

O ator chegou a investir US$ 9 milhões na construção de uma mansão, alimentada por energia solar e uma série de outras qualidades ambientalmente corretas. A casa, localizada na praia de Malibu, é equipada com uma piscina exterior e uma cabana para hóspedes, bem como um sistema de aquecimento, tudo ligado pelo sol.

Outras características da casa destinadas a reduzir a pegada de carbono incluem a reciclagem de água, um sistema de eliminação de resíduos movido a energia solar de 400 mil dólares, uso de janelas de vidro, reflexivos, isolados - que ajudam no controle da temperatura, e um sistema de iluminação inteligente que apaga as luzes da sala quando desocupada por mais de cinco minutos, economizando energia. Com informações e imagens doMSN e Pierce Brosnan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário