O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira que irá investir R$ 1,5 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação nos próximos quatro anos. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o valor é quatro vezes maior que nos quatro anos anteriores.
O dinheiro será destinado a ações estratégicas de pesquisa alinhadas a questões de saúde, como fomento à pesquisa, eventos científicos, formação e capacitação, apoio ao desenvolvimento de redes de pesquisa e à criação de entidades de pesquisa.
As ações serão escolhidas de acordo com prioridades estabelecidas no Plano Plurianual 2012-2015.
O ministério divulgou hoje a criação da Plataforma Brasil, que vai unificar todos os registros de pesquisa envolvendo seres humanos e que deve dar mais agilidade à aprovação dos processos de pesquisa.
Também foi anunciada a criação do Rebec (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos), o primeiro registro de ensaios clínicos em língua portuguesa no mundo.
Durante o anúncio das novidades, o ministro Padilha voltou a falar da importância em investir no combate a doenças cardiovasculares, câncer, e no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.
Afirmou ainda que o SUS (Sistema Único de Saúde) só será sustentável se o país investir cada vez mais em pesquisa e inovação na saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário